"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

EMENDA CRIA CENSURA NA INTERNET PARA QUEM FALAR MAL DE POLÍTICO EM REDES SOCIAIS

Resultado de imagem para censura na internet charges
Charge do Rice (Arquivo Google)
Uma emenda incluída durante a madrugada no projeto da reforma política aprovado nesta quinta-feira (dia 5) pelo Congresso vai permitir que conteúdos sejam retirados da internet após a simples denúncia de que se trata de um “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido, coligação, candidato”.
O texto prevê que a publicação denunciada terá que ser retirada do ar em “no máximo vinte quatro horas”, até que o provedor “certifique-se da identificação pessoal do usuário” que postou a mensagem.
NOTÍCIAS FALSAS – Autor da emenda, o líder do Solidariedade na Câmara, deputado Áureo (RJ), nega que a intenção da proposta seja promover a censura e cercear a liberdade de expressão, mas sim combater as chamadas “fake news” na internet (notícias falsas disseminadas de forma proposital).
“Existe uma guerrilha sendo criada nas redes sociais. Se começa uma guerrilha, e ela é anônima, quando o conteúdo for denunciado, o Facebook terá que identificar essa pessoa, e vai retirar o conteúdo do ar até a pessoa se identificar”, disse o deputado, dizendo que a campanha do ano que vem vai ser “a eleição da internet”.
A proposta, no entanto, foi criticada por deputados que estavam no plenário da Câmara no momento da aprovação da emenda. Para o deputado Alessandro Molon (PSOL-RJ), o “texto é extremamente perigoso”. “O texto é muito aberto. Quem diz que a informação é falsa? Onde está a liberdade de expressão?”, questionou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
Os articulistas e comentaristas aqui da Tribuna da Internet estão muito apreensivos e nem dormiram essa noite… Aliás, não sabíamos que havia um deputado chamado Áureo na Câmara Federal. Ele é uma espécie de “ilustre desconhecido funcional”, ninguém entende como conseguiu chegar ao Congresso, talvez tenham esquecido a porta aberta e ele se esgueirou para dentro. De toda forma, a emenda é inconstitucional e terá de ser vetada pela Presidência da República ou pelo Supremo. (C.N.)

06 de outubro de 2017
Deu em O Tempo(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário