"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

PIADA DO ANO: JOESLEY BATISTA TENTA IGNORAR A IMPORTÂNCIA DAS GRAVAÇÕES APAGADAS

Resultado de imagem para joesley batista
Joesley lança nota dizendo que há “elucubrações”
O grupo J&F divulgou, na noite desta segunda-feira, dia 4, uma nota em que diz que “a interpretação precipitada dada ao material entregue pelos próprios executivos à Procuradoria Geral da República será rapidamente esclarecida, assim que a gravação for melhor examinada”.
Como se sabe, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou nesta segunda-feira que instaurou uma investigação sobre as tratativas da delação dos executivos do Grupo J&F, controlador da JBS. Ele anunciou que foram encontrados fatos ‘gravíssimos’ em novos áudios obtidos pela Procuradoria, o que poderia até causar a rescisão do acordo de delação premiada.
ELUCUBRAÇÕES – Segundo o comunicado da J&F, “conforme declarou a própria PGR, em nota oficial, o diálogo em questão é composto de ‘meras elucubrações, sem qualquer respaldo fático’. Ou seja, apenas cogitações de hipóteses – não houve uma palavra sequer a comprometer autoridades”.
“É verdade que ao longo do processo de decisão que levou ao acordo de colaboração, diversos profissionais foram ouvidos – mas em momento algum houve qualquer tipo de contaminação que possa comprometer o ato de boa fé dos colaboradores”, conclui a J&F, na nota.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A nota da J&F, que é holding da velha Friboi, tenta manipular os fatos. Não se trata de elucubrações, mas da omissão de fatos concretos nos depoimentos dos controladores e dos executivos do grupo. A gravação que comprova a cooptação do então procurador Marcelo Miller, assessor de Janot, foi apagada por ordem de Joesley Batista. Trata-se de um fato, não pode ser contestado nem interpretado de forma aleatória.
Quando se faz um acordo de delação premiada, os beneficiários têm obrigação de contar tudo o que ocorreu, sem omitir detalhes para beneficiar a si próprios e a outros envolvidos. A recuperação das gravações mostra a má fé do grupo J&F. Agora,  Joesley terá de prestar novos depoimentos e anexar provas materiais, para tentar a salvação de seu generoso acordo de delação premiada. Vamos ver se ele tem juízo. Ou não, como diria Caetano Veloso. (C.N.)

O6 de setembro de 2017
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário