"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de setembro de 2017

LEI DAS S/A POSSIBILITA QUE OS IRMÃOS BATISTA SEJAM AFASTADOS DAS EMPRESAS

Resultado de imagem para fernando orotavo neto
Orotavo explica como  afastar os irmãos Batista
Muito interessante o artigo de Merval Pereira, a respeito da reação da Procuradoria-Geral da República contra os irmãos Joesley e Wesley Batista. Se o Ministério Público pretende afastá-los do comanda do grupo empresarial, isso é fácil. Basta pedir que o Judiciário nomeie um administrador judicial provisório, com base na Teoria da Preservação da Empresa. Se há manipulacao societária, ocultação e dilapidação de patrimônio, como as empresas do grupo J&F são de capital aberto, a medida deve ser deferida, inclusive, para que se mantenha a higidez do sistema financeiro nacional.
O administrador de uma companhia tem dever de lealdade (duty of loyalty) para com a companhia e para com os objetivos societários. Quando se afasta desse dever (desvio de finalidade), pode ser retirado da administração, dado o conflito de interesses existente entre a companhia e seu administrador.
ESTUDAR UM MEIO? – Não é possível que o Ministério Público não saiba disso é ainda tenha que “estudar um meio”. Qualquer terceiranista de Direito está apto a fazer essa petição e requerer o afastamento de Joesley Batista da administração das empresas…
Aliás, se o MPF não sabe onde procurar, sugiro que leia o art. 117 e seguintes e 153 e seguintes da Lei das S/A, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, e faça o requerimento com base no poder geral de urgência (cautela) do juiz. Simples assim!
By the way, minha opinião é de que a Advocacia-Geral da União pode fazer o pedido também, e não só o MPF, pois cabe à União defender a higidez da economia e do sistema financeiro nacional. Basta sustentar a Teoria Jurídica dos Motivos Implícitos, que terá legitimidade para fazê-lo. Fica a dica para a Ministra Raquel Dodge… E se o Judiciário vai decidir pelo afastamento dos irmãos Joesley, aí já é outra história!
(Fernando Orotavo Neto é jurista, professor de Processo Civil e especialista em Direito Financeiro) 

09 de setembro de 2017
Fernando Orotavo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário