"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PF PRENDE EX-SECRETÁRIO DE EDUARDO PAES NO RIO DE JANEIRO

OPERAÇÃO RIO 40 GRAUS PRENDE DEZ PESSOAS, OITO DELAS NO RIO
ALEXANDRE PINTO TOCOU AS OBRAS BILIONÁRIAS PARA AS OLIMPÍADAS, NA ADMINISTRAÇÃO DE EDUARDO PAES. (FOTO: REPRODUÇÃO TV GLOBO)


O ex-secretário de Obras da prefeitura do Rio foi preso no início da manhã desta quinta-feira (3) no âmbito da Operação Rio 40 Graus, mais uma fase da Lava Jato. Alexandre Pinto foi titular da secretaria durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Estão sendo cumpridos pela Polícia Federal dez mandados de prisão, sendo nove no Rio de Janeiro e um em Pernambuco, onde foi preso Laudo Aparecido Dalla Costa Ziani, genro do ex-deputado Pedro Correa. Um mandado de condução coercitiva é cumprido em São Paulo. Todos os mandados são expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ªVara Federal Criminal do Rio.

As investigações tiveram início há cerca de oito meses. A PF apura um esquema envolvendo o pagamento de propina a servidores públicos nas esferas municipal e federal. Segundo a investigação, os pagamentos eram realizados por meio de serviços fictícios de advocacia e entregas de dinheiro em espécie desviados das obras do BRT e do Programa de Despoluição da Bacia de Jacarepaguá.

No total, os suspeitos são acusados de terem recebido R$ 35,51 milhões em propinas. Os valores são decorrentes das obras de um dos trechos do BRT Transcarioca, que liga o Aeroporto Galeão à Penha. Fizeram parte do consórcio responsável pelas obras, além da Carioca, as empreiteiras OAS e Contern.

Alexandre Pinto foi um dos homens de confiança de Eduardo Paes, e responsável pelo bilionário conjunto de obras realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Apesar dos investimentos de cerca de R$ 40 bilhões, quase todos os equipamentos da Vila Olímpica estão abandonados.



03 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário