"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

OPERAÇÃO DA PF NO RIO TEM COMO ALVO EX-SECRETÁRIO DO PREFEITO EDUARDO PAES

Bethlem era um dos principais secretários de Paes

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (15) operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-deputado Rodrigo Bethlem, ex-braço direito do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB). A ação é um desdobramento das operações Calicute e Ponto Final. Mensagens de celular e e-mails interceptadas pelo Ministério Público Federal indicam que Bethlem atuaria como um intermediário dos empresários de ônibus. Há indícios de que ele articularia para que um esquema de corrupção instalado na prefeitura fosse continuado na gestão de Marcelo Crivella (PRB).

Bethlem ocupou os cargos de secretário municipal de Ordem Pública e Assistência Social na gestão de Eduardo Paes até 2014. Os dois romperam após a divulgação de gravações que indicavam que ele mantinha contas na Suíça.

TRANQUILIZANDO – Bethlem enviou mensagem no dia último dia 28 de dezembro a Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor preso na Operação Ponto Final, dizendo que “tranquilizasse a ‘turma’, pois o esquema seria supostamente mantido, ao que tudo indica, pela atual administração municipal”.

“Meu amigo garantiu que se o atual fizer ele mantém. Entendeu?”, escreveu Bethlem a Teixeira, pouco depois de pedir um encontro “urgente”.

Uma das suspeitas é que a mensagem seja endereçada ao empresário Jacob Barata Filho, também preso na Ponto Final. Há diversos e-mails que indicam reuniões frequentes entre os dois.

APOIO A CRIVELLA – Na campanha do ano passado, Bethlem auxiliou Crivella, de quem se aproximou no último ano. Embora não ocupe cargo público, segue influenciando nos bastidores a atual gestão municipal.

Em mensagens trocadas no dia 2 de janeiro, Bethlem afirma a Teixeira que “este vice vai dar muito trabalho”, em referência ao vice-prefeito Fernando MacDowell.

Engenheiro e ex-funcionário do metrô, MacDowell vetou o reajuste contratual da tarifa este ano. Ele acumulou a Secretaria Municipal de Transporte, onde tem protagonizado embates com as empresas de ônibus. “Ele que criou caso. Os dois tinham se acertado”, escreveu Bethlem.

E-MAILS REVELADORES – O Ministério Público Federal interceptou ainda, com autorização da Justiça Federal, e-mails entre Bethlem e os ex-secretários estaduais Hudson Braga, Wilson Carlos e o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) todos presos desde novembro.

Neles, há referências a possíveis ameaças do ex-secretário de Paes contra os peemedebistas, em razão do bloqueio de seus bens pela Justiça estadual.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A fila anda, e se aproxima a vez de Eduardo Paes, que chefiava no Rio a quadrilha dos “legados da Copa e da Olimpíada”, digamos assim. (C.N.)


15 de agosto de 2017
Italo Nogueira, Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário