"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

JAIR BOLSONARO SUPER-HERÓI: 'GAZETA DO POVO' QUEBRA TABU ESQUERDISTA DA GRANDE MÍDIA


A Gazeta do Povo, tradicional jornal paraense há pouco tempo decidiu eliminar a versão impressa do jornal passando a ser o primeiro diário da grande mídia brasileira veiculado apenas pela internet. Mas não foi apenas isso que aconteceu com esse tradicional jornal diário. Essa mudança não está circunscrita apenas no que tange ao seu formato de veiculação. A Gazeta do Povo decidiu mexer também em sua linha editorial flexibilizando-a, isto é, levando aos seus leitores não apenas a narrativa esquerdista que domina a mainstream media.

E essa mudança não se restringiu apenas no que concerne a artigos opinativos. Alcança também a cobertura ampla e irrestrita dos fatos como esta matéria que transcrevo incluindo o vídeo que foi publicado no site do jornal e reproduzido no Youtube.

A matéria trata de um evento inaudito. Um garoto que comemora o aniversário de seus 13 anos de idade em festa temática que homenageia o presidenciável Jair Bolsonaro que, convidado, esteve no evento para abraçar o aniversariante como mostra o vídeo acima. Transcrevo como segue a matéria da Gazeta do Povo, assinada pelo jornalista Evandro Éboli. Leiam:

De festa de criança a lançamento de dirigível; de formatura de sargentos e paraquedistas a festa do Peão Boiadeiro; de sindicalistas a empresários. Desde que alçou a condição de presidenciável competitivo, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) recebe os mais variados tipos de convites. Ele vai em lutas do tipo UFC e a jogos do Flamengo.

Sua assessoria registra 165 pedidos e agendas em 2017. Quase metade, 78 deles, no Sudeste. Destes, 38 no estado de São Paulo. Mas há solicitações de presença do deputado em atos do Acre ao Rio Grande do Sul.

Alguns desses encontros o deputado registra em suas redes sociais. Impressiona a festa de aniversário de um menino, Pedro, que completou 13 anos. Bolsonaro foi o motivo da festa (assista ao vídeo da festa aqui). Não foi Mickey, Pateta nem um super-herói ou algum astro da atualidade. Havia fotos de Bolsonaro espalhadas na festinha, o bolo era uma referência a ele e o aniversariante usava uma camiseta com uma foto do deputado, com os dizeres: “Bolsonaro, é melhor ir se acostumando”.

No último fim de semana, ele esteve na Festa do Peão Boiadeiro, em Barretos, no interior paulista. O de sempre: dezenas de selfies, gravações de mensagens para amigos dos presentes e até transmissão de vídeos pelas redes sociais. Vestiu-se a caráter e andou a cavalo. Postou uma imagem de um trote que deu, com o fundo musical da novela “Ana Raio e Zé Trovão”, da extinta Rede Manchete e que tratava da vida no campo.

Bolsonaro recebeu convite até para lançamento de dirigível, que ocorreu em julho, em São Carlos (SP). Um representante da empresa Airship do Brasil esteve pessoalmente no seu gabinete para convidá-lo. 
Trata-se do primeiro modelo desse tipo tripulado fabricado na América Latina – o deputado acabou não indo ao evento. De olho nas eleições de 2018, muitos deputados “colam” em Bolsonaro e o convidam para atos e eventos em suas bases eleitorais.

Com tanta “demanda”, Bolsonaro anda seletivo e prioriza eventos onde esteja o maior número possível de potenciais eleitores. O parlamentar tem uma predileção por formaturas de aspirantes a oficiais, que geralmente têm turmas grandes, que variam de 150 a 300 formandos, além de seus inúmeros familiares. E vai também aescolas, como uma onde alunos gritaram seu nome em um vídeo que ganhou as redes e gerou polêmica.

“Não é verdade que esteja doutrinando quem quer que seja”, disse Bolsonaro a Gazeta do Povo. Em plena campanha presidencial, o deputado é recebido por pequenas multidões nos aeroportos. Alguns artistas, caso da dupla Pepê e Nenê, e jogadores de futebol, como Felipe Melo, já gravaram mensagens de apoio ao parlamentar. Mas nem sempre a recepção ocorre como o esperado. 
De vez em quando, um manifestante opositor atira ovo no pré-candidato. Ofício indigesto da política.
Do jornal Gazeta do Povo

31 de agosto de 2017
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário