"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

PROPAGANDA DA PETROBRAS TENTA APAGAR TODO O SEU HISTÓRICO DE CORRUPÇÃO


Campanha da Petrobras mostra outra realidade
Estava nesta semana no aeroporto de Porto Alegre e para minha surpresa a cada 30 segundos o telão publicitário apresentava a seguinte mensagem: “A Petrobrás segue em frente”. Fiz depois uma pesquisa e descobri o que diz a respeito a agência de publicidade Heads, responsável por esta propaganda da estatal: “A campanha mostra uma Petrobras que muda, se reinventa para retomar seu ciclo de crescimento e continuar dando orgulho aos brasileiros e usa seus colaboradores para passar essa mensagem”, explica Leticia Machado, diretora-geral da Heads no Rio de Janeiro.
“A campanha, além do filme para a TV fechada, terá spots e programetes para rádio, e forte presença em mídias digitais”, acrescenta a publicitária.
OUTRAS EMOÇÕES – Fiquei emocionada ao ser bombardeada pelo anúncio. Imediatamente me veio à mente a luta da Lava Jato para moralizar nossas instituições. Como em um filme, relembrei o processo do mensalão e suas implicações para a gestão pública e seus desvios com fim privado (partidário ou não), o aumento desumano de impostos, as incontáveis mortes nas filas de hospitais, o choro daquelas famílias que não conseguem UTI, o preço dos remédios que ultrapassam o próprio salário mínimo, o desemprego, a onda de violência por falta de segurança pública, a decadência das escolas públicas, o arrocho salarial de professores, policiais, bombeiros e agentes de saúde…
Fiquei a refletir que se a Petrobrás segue em frente depois de ser usada amplamente como instrumento de corrupção e desvio do dinheiro público, o que dizer dos pobres espoliados “cidadãos” que perderam a dignidade, a saúde, o emprego e até a vida, em função de lhe terem cassado o direito de usufruir do serviço público de maneira ética e justa?
Como recuperar o que foi roubado e agora falsamente “sanado” como se obra do acaso fosse? Um slogan publicitário pode apagar a história vergonhosa de um país?
A LONGO PRAZO – Não tenho dúvidas de que a grande mudança social através da política se dará a longo prazo. Prefiro que seja assim, mesmo sabendo que nem estarei por aqui quando as coisas melhorarem de fato. Meu foco é nas gerações futuras, nossos filhos e netos. Precisamos agir agora pensando na humanidade que vem por aí.
Em síntese, acredito na educação e na cultura, na formação de opinião, mesmo que os resultados não sejam imediatos. Por isso não me preocupo em não ser compreendida.
Resumindo, o poder de mudar está com a consciência do povo. Só o povo poderá mudar o seu destino. As eleições são fundamentais para isso. Vai demorar mesmo, não há dúvida… mas tenho paciência.

31  de julho de 2017
Silvia Zanolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário