"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

COMO TER ESTADO MÍNIMO NUM PAÍS DAS DIMENSÕES DO BRASIL?

Resultado de imagem para estado mínimo
Charge do Kayser (Arquivo Google)
Todos e muitos de boa fé se deixam enlevar pelas palavras “soltas ao ar” de Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, quando disse que o “esquerdismo é a doença infantil do Comunismo”. O grande mestre jogou uma frase de efeito, três anos após a revolução de 1917. Será que alguém acredita em Lenin profeta? Ou era somente um pensador que sonhava em revolucionar o mundo?
A pergunta que se impõe: Já havia tempo hábil para julgar o esquerdismo? Outra pergunta: O que é o esquerdismo. Lamentavelmente não tenho “estomago” para acompanhar a manada.
ESTADO MÍNIMO – Para qualquer pessoa que conheceu o Brasil profundo, por ele andou e conheceu seu povo, que difere de uma região para outra, é muito difícil concordar com a teoria do “estado mínimo”. Oito milhões de quilômetros quadrados, tendo alcançado a população de 220 milhões de pessoas, falar em estado mínimo parece uma heresia. O estado não deve ser mínimo e nem grande. Deve ter o tamanho necessário.
Outra coisa que parece uma quimera é comparar o Brasil com 500 anos de existência com países da Escandinávia com 2000 anos. Pequeno território. Pequena população. É muito dífícil comparar.
GATUNAGEM – Temos quase 600 congressistas, dos quais 70% estão investigados e processados. O Código Penal é pequeno para a quantidade de crimes que praticaram. O Congresso parece as Lojas Americanas, tem toda espécie de artigo. Nosso presidente é um caso raro: Constitucionalista, professor, escritor de livros jurídicos e… gatuno.
O único que não podia fazer as gatunagens que tem feito há mais de 20 anos era ele, mas fez. O que vai acontecer? Nada. O que nos cabe é, quando passar perto deles, segurar a carteira, se não eles roubam. Não importa se tem mil ou um real, eles levam.

31 de julho de 2017
Antonio Santos Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário