"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

"SE TSE ABSOLVER DILMA E TEMER, A CASA CAI" - DIZ TASSO SOBRE A POSIÇÃO DO PSDB

Tasso sinaliza o fim do apoio do PSDB a Temer











O mais novo escândalo envolvendo o presidente Michel Temer admitindo uso de um jatinho de JoEsley Batista para uma viagem particular com a primeira dama Marcela Temer, pode ser o ingrediente que faltava para o rompimento do PSDB com o governo. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que seria o gatilho para um eventual desembarque, acabou provocando o adiamento da reunião da Executiva desta quinta-feira para a próxima segunda-feira . Mas o episódio do avião pode acabar com a resistência de senadores e ministros a pressão de deputados para o rompimento já.
Diante da indefinição do PSDB e do agravamento da situação do governo, cresce entre os deputados um movimento para que alguns saiam da legenda.
DATA-LIMITE – “A cada dia é um fato novo, não vai parar de ter fato novo nunca. Isso vai mudando a cabeça dos senadores. Segunda-feira é o limite do PSDB” — disse o presidente interino, Tasso Jereissatti (CE), depois de uma manhã e tarde tomada por reuniões com deputados e senadores em seu gabinete.
A reunião da Executiva , segunda-feira, será ampliada, com a participação de todos os governadores, deputados, senadores, ministros e presidentes de diretórios estaduais.
— Daqui para lá pode ter coisa nova. Estou preocupado com esse novo roteiro do TSE. Se absolver Temer e Dilma a casa cai — disse Tasso.
UM CALDEIRÃO – O senador explicou que há um caldeirão no partido, que tem de tudo, e que a preocupação é que o PSDB saia coeso dessa situação, por isso era preciso aguardar a decisão do TSE. “Não precisamos de cargos ou ministérios para continuar apoiando as reformas” — disse Tasso.
Durante almoço no gabinete de Tasso, havia a premissa de que o TSE decidiria até quinta-feira, o que facilitaria a decisão da Executiva. O colegiado será ampliado , mas só os integrantes da Executiva votarão.
“Nós precisamos de uma narrativa para o rompimento. O TSE nos daria essa narrativa, mas adiou para sábado” — lamentou um dos presentes na reunião. Entre os tucanos, há a percepção de que mesmo que escape do julgamento do TSE, Temer não terá como governar.
TEMER ACUADO – “A percepção é que o TSE vá absolver os dois, Dilma e Temer. Mas aí como será o cotidiano do governo? Não governa, hoje Temer está preocupado em dar explicações sobre o avião, amanhã será outra coisa. Está acuado, é uma situação terrível” — disse o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal.
Para os tucanos, Temer teria também enormes dificuldades de conseguir os votos para barrar o acolhimento da denúncia que deverá ser encaminhada a Câmara pelo STF. “Aí a chapa esquenta. Não será tão fácil assim” — avaliou o secretário geral do PSDB, deputado Silvio Torres (SP).
Até segunda-feira Tasso irá conversar com governadores e dirigentes do PSDB para chegar a um consenso sobre a decisão de segunda-feira. “O adiamento foi bom. Dará tempo para conversar com todo mundo e amadurecer uma posição de consenso” — disse Silvio Torres.
PRESSÃO DA BANCADA – Segundo dirigentes tucanos, a pressão da bancada de deputados pelo desembarque segue muito intensa e deve forçar a Executiva a ter uma posição clara. Alguns parlamentares estariam inclusive ameaçando deixar a legenda se o partido não decidir prontamente. Mas o clima tenso não está apenas na Câmara. Alguns senadores passaram também a demonstrar crescente descontentamento com a situação:
“A nossa questão é politica. Temos um projeto e começamos a ver que o governo está sem rumo. As reformas estão andando mais por nossa forca que pela do governo. A bancada dos senadores ainda não tem uma posição, mas o foco da bancada da Câmara no desembarque é muito forte e não podemos tomar uma decisão e ignorar isso” — pontua o líder do partido do Senado, Paulo Bauer (SC).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, o PSDB já saiu do governo. Já está claro que os tucanos sairiam do governo, se Temer fosse condenado pelo TSE. Agora, Tasso informa que o partido também sairá, mesmo se Temer for absolvido. Isso significa que o PSDB já está fora, o governo acabou e os ministros do TSE que forçarem a barra para absolver Temer estarão jogando no lixo suas biografias, inutilmente. (C.N.)

08 de junho de 2017
Maria Lima, Cristiane Jungblut e Fernanda Krakovics
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário