"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 7 de maio de 2017

POLÍCIA FEDERAL MONITORA TODOS OS PASSOS DE MANTEGA, QUE FOI PRESO E SOLTO

Resultado de imagem para mantega preso charges
Mantega sabe que continua na mira dos federais
A Polícia Federal não desistiu de levar Guido Mantega para a prisão. O ex-ministro da Fazenda dos governos Lula e Dilma Rousseff é citado em várias delações da Odebrecht como “Pós-Italiano”, responsável por arrecadar dinheiro para o PT e para campanhas presidenciais. Segundo fontes, todos os passos de Mantega estão sendo monitorados pela PF. Os policiais querem ter subsídios de sobra para, assim que a Justiça autorizar, levar o ex-ministro para Curitiba, onde estão vários petistas pegos pela Operação Lava-Jato. Mantega não tem foro privilegiado. Está sob a alçada da Justiça comum, leia-se o juiz Sérgio Moro.
Mantega já havia sido preso pela PF, em setembro do ano passado, durante a 34ª fase da Lava-Jato. Mas acabou sendo solto, horas depois, por Sérgio Moro, diante da repercussão negativa da prisão, uma vez que, no momento, estava acompanhando a mulher em um procedimento médico no Hospital Albert Einstein.
DENÚNCIA DE EIKE – À época, Mantega foi preso com base em uma delação do empresário Eike Batista, que foi para trás das grades tempos depois. Eike disse que repassou US$ 2,3 milhões ao PT atendendo a um pedido do ex-ministro. O dinheiro teria sido usado para quitar dívidas de campanha do partido com o marqueteiro João Santana e a mulher dele, Monica Moura.
Segundo Eike, o dinheiro teria sido depositado em uma conta na Suíça denominada Shell Bill. O pedido de Mantega teria ocorrido quando ele era presidente do Conselho de Administração da Petrobras, que foi devastada pelo maior esquema de corrupção que se tem notícia no país. À época, Mantega negou as acusações.
CRÍTICAS – Para a PF, há indícios de sobra contra o ex-ministro. Mas é preciso cautela. A polícia não quer repetir as falhas da primeira prisão, que resultaram em muitas críticas, a ponto de Moro liberar Mantega rapidamente.
Houve quem  dissesse que a PF teria violado todas as regras ao prender uma pessoa dentro do hospital em situação de vulnerabilidade. O ex-ministro estava acompanhando a mulher, Eliane Berger, que se trata de um câncer.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O advogado José Roberto Batochio livrou Mantega alegando que a mulher do ex-ministro estava sendo operada de câncer. Era mentira, ela fazia apenas um exame de endoscopia para problemas gástricos, nada a ver com o câncer, que se mantém sob controle, e o casal Mantega estava até de passagem marcada para passear em Paris, uma semana depois. (C.N.)

07 de maio de 2017
Vicente Nunes
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário