"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de abril de 2017

LAVA JATO ENFIM PRENDE SÉRGIO CORTES, QUE ERA CÚMPLICE, AMIGO E VIZINHO DE CABRAL

Imagem relacionada
Côrtes era destaque na “Turma do Guardanapo”
A força-tarefa do Ministério Público Federal e agentes da Polícia Federal cumprem nesta manhã de terça-feira mandados de prisão e de busca e apreensão contra o ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes e os empresários Miguel Iskin, presidente da Oscar Iskin, uma das maiores distribuidoras de material médico, e de seu sócio, Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa. Côrtes foi preso em seu apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os agentes ainda tentam localizar os empresários. A operação denominada “Fatura Exposta” marca a chegada da Operação Calicute, versão da Lava-Jato no Rio, à área da Saúde e revela como funcionava um dos mais profundos e duradouros golpes na rede pública.
O MPF e a PF acusam os três envolvidos de comandar um cartel de distribuidoras e fornecedoras de serviços que teria fraudado as licitações da secretaria de Saúde durante a gestão de Côrtes (2007-2013) no governo Sérgio Cabral e no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Equipes da força-tarefa também cumprem nesta manhã uma série de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva.
PROPINAS NA SAÚDE – Na delação homologada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, o advogado Cesar Romero Vianna, ex-secretário executivo de Côrtes na Saúde, denunciou o pagamento de propina nas compras de equipamentos importados. O golpe pode ter custado pelo menos R$ 300 milhões anuais aos cofres do governo estadual.
Parte do dinheiro desviado, segundo o delator, era entregue a Carlos Miranda, apontado como o coletor de propinas do ex-governador Sérgio Cabral. Outra parte seria rateada entre Côrtes e Cesar Romero, que agora irá devolver o dinheiro.
Romero, na condição de subsecretário executivo, foi braço-direito de Sérgio Côrtes até ambos romperem em 2010. Antes, eles atuaram juntos no Into. O delator é primo de Verônica Vianna, mulher do ex-secretário.
VIZINHA JÁ ESPERAVA… – Enquanto os policiais permaneciam no apartamento do ex-secretário, vizinhos olhavam pelas janelas os carros da polícia, que chamavam a atenção também de quem passava pela Avenida Borges de Medeiros.
Uma vizinha desceu para a portaria e diz fazer questão de filmar a prisão de Sérgio Côrtes. “Eu pedi aos porteiros para me avisarem, a hora que fosse, quando este dia chegasse. Já era para ter acontecido há muito tempo. Não perco por nada este momento” – disse a vizinha de Côrtes, que pediu para não se identificar.
Os alvos de prisão preventivas são Sérgio Luiz Côrtes da Silveira, Miguel Iskin e Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa. Para depor em condução coercitiva: Jair Vinnícius Ramos da Veiga, Sérgio Eduardo Vianna Júnior e Marco Antônio Guimarães Duarte de Almeida e Gaetano Signorini.
Serão ouvidos também os representantes legais das empresas Per Prima Comércio e Representações, Rizzi Comércio e Representações Ltda, Drager Industria e Comercio Ltda, Stryker do Brasil Ltda, Maquet do Brasil Equipamentos Médicos Ltda, bem como os envolvidos Jonas Ferreira Rigo, Michelle Costa Fonseca e Rodrigo Abdon Guimarães.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Estava demorando a sair a prisão de Sérgio Côrtes, um dos destaques da “Turma do Guardanapo”. Funcionário público, ficou rico subitamente, comprou uma cobertura duplex na Lagoa, com vagas para cinco carros, e pagou em dinheiro vivo. Ainda não satisfeito, comprou uma mansão em Mangaratiba, para ser vizinho do amigo Sérgio Cabral, com quem agora vai se reencontrar em Bangu, para relembrar os bons tempos. (C.N.)

11 de abril de 2017
Chico Otavio e Daniel Biasetto
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário