"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de abril de 2017

E AGORA, JAIR MESSIAS BOLSONARO?

MPF processa Jair Bolsonaro por ofensas a quilombolas e negros durante evento no Rio de Janeiro



Sempre no holofote da política nacional por causa de declarações polêmicas, muitas das quais ofensivas, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é alvo de mais uma confusão que acaba na Justiça. 
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro decidiu processar Bolsonaro por danos morais coletivos a comunidades quilombolas e aos negros.

O MPF informou que, na última segunda-feira (3), durante palestra no Clube Hebraica, no bairro de Laranjeiras, na Zonal Sul carioca, o parlamentar ofendeu e depreciou negros e quilombolas, além de ter incitado a discriminação.

Na ação, protocolada na segunda-feira (10), os procuradores da República afirmam que Jair Bolsonaro distorceu informações e fez uso de “expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o claro propósito de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar as comunidades quilombolas e a população negra”.

No evento, de acordo com o MPF, o deputado afirmou, por exemplo, que visitou uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. Ainda detalhando a visita à comunidade, o parlamentar emendou: “não fazem nada, eu acho que nem pra procriar servem mais”.

Para os procuradores da República Ana Padilha e Renato Machado, as afirmações “desumanizam as pessoas negras, retirando-lhes a honra e a dignidade ao associá-las à condição de animal”.

“Com base nas humilhantes ofensas, é evidente que não podemos entender que o réu está acobertado pela liberdade de expressão, quando claramente ultrapassa qualquer limite constitucional, ofendendo a honra, a imagem e a dignidade das pessoas citadas, com base em atitudes inquestionavelmente preconceituosas e discriminatórias, consubstanciadas nas afirmações proferidas pelo réu na ocasião em comento”, concluem os procuradores na ação.

Em caso de condenação, Jair Bolsonaro poderá ter de pagar indenização coletiva no valor de R$ 300 mil pelos danos morais, verba que será destinada a valorização da cultura e história dos quilombos, a serem indicados pela Fundação Cultural Palmares.

A situação de Bolsonaro pode piorar muito nos próximos dias, pois na última semana parlamentares do PT e do PCdoB protocolaram representação na Procuradoria-Geral da República solicitando que o órgão apure se o deputado do PSC cometeu crime de racismo durante palestra no Clube Hebraica. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, com pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa.


11 de abril de 2017
ucho.info

NOTA AO PÉ DO TEXTO

É lamentável que Jair Bolsonaro não consiga ter comedimento em seus discursos... Verdadeiro 'boquirroto', pré-candidato a presidência da república, um dos grandes 'incômodos' da 'esquerda' (se é que existe esquerda no Brasil...), constantemente perseguido pela orcrim e pelos partidos comunistas (se é que também existe isso por aqui...), continua colecionando imprudentemente, acusações e processos, que obviamente, acabarão por interditar sua candidatura. O que pretende Bolsonaro? Ainda que mandato parlamentar autorizasse ofensas, tais atitudes não são compatíveis com as pretensões de chegar ao mais alto cargo da república.
É lamentável...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário