"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de março de 2017

PEC DOS RÉUS TRAMITA NA CCJ DO SENADO FEDERAL

PROPOSTA IMPEDE RÉUS DE OCUPAR CARGO DE CHEFE DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO
O PROJETO É DE AUTORIA DO SENADOR RICARDO FERRAÇO (PSDB-ES) E AGUARDA RELATOR FOTO: WALDEMIR BARRETO/AGÊNCIA SENADO

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2017, que impede réus em processo penal de ocupar cargo de chefe dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis federativos, tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O projeto do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) aguarda relator.

No texto, ele argumenta ser “incompatível com o modelo republicano" que funções de chefia de poder sejam exercidas por quem esteja na condição de réu. Com isso, propõe que tal situação impeça o acesso ao cargo.

Caso esteja já exercendo o cargo, o político terá de ser afastado no prazo máximo de 48 horas, sob pena de nulidade dos atos praticados. A vedação só cessará quando houver absolvição judicial. A PEC 5/2017 vai na direção inversa da PEC anteriormente apresentada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que blindava os presidentes da Câmara e do Senado.


07 de março de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário