"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de março de 2017

OUTRO MINISTRO, CINCO GOVERNADORES E MUITOS MAIS ESTÃO NA NOVA LISTA DE JANOT


Resultado de imagem para lista de janot charges
Charge do cazo (Face: luizfernando.cazo)
Na lista que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ontem para o Supremo Tribunal Federal (STF) aparece mais um ministro do governo de Michel Temer: Marcos Pereira (PRB) da pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB). O Jornal Nacional divulgou nesta quarta-feira novos nomes de políticos que foram alvo do pedido de abertura de inquérito da PGR após a delação de 78 ex-executivos da Odebrecht.
Segundo o Jornal Nacional também estão na lista os governadores Renan Filho (PMDB-AL), Fernando Pimentel (PT-MG) e Tião Viana (PT-AC) e Beto Richa (PSDB-PR).
O procurador-geral também pediu a abertura de inquérito sobre os senadores: Lindbergh Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT), Marta Suplicy (PMDB-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA).
GEDDEL E SKAF – Entre os deputados, Marco Maia (PT-RS), Andrés Sanches (PT-SP), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Paes Landim (PTB-PI) também estão na lista de Janot.
Entre os que não possuem foro privilegiado estão: o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o ex-governador Sérgio Cabral, o deputado cassado Eduardo Cunha, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o prefeito de Araraquara e ex-ministro, Edinho Silva, e o ex-assessor de Dilma Anderson Dornelles.
A lista inclui políticos de ao menos oito partidos políticos. Já são conhecidos 14 nomes do PMDB, partido do presidente Michel Temer. O PT têm 11 nomes na lista, e o PSDB, seis. O DEM tem dois filiados na listagem. Até a noite de quarta-feira, são conhecidos os nomes de um filiado de PSD, PRB, PSB e PTB.
TODO MUNDO NEGA – Os políticos negam envolvimento com a Lava-Jato. O ministro Marcos Pereira disse que está “à disposição” e que PRB teve contas aprovadas. Pezão disse que desconhece o teor do pedido de inquéito, afirmou que Janot já pediu o arquivamento de outro inquérito e que está “à disposição”.
Aleluia, Paes Landim, Renan Filho, Beto Richa Paulo Skaf e Tião Viana disseram que só receberam doações legais e que todas foram declaradas.
Marco Maia disse que desconhece as acusações, que repudia a “divulgação seletiva” e que só recebeu contribuições legais. Andrés Sanchez disse que não existem provas contra ele e negou as acusações.
OUTRAS REAÇÕES – A defesa de Cabral disse que só vai se manifestar quando for comunicada oficialmente. Lúcio Viera Lima, Geddel, Pimentel e Tião Viana não quiseram comentar.
Lídice da Mata afirmou que não recebeu comunicado oficial e confia que tudo será esclarecido. Lindbergh disse que confia que as investigações vão esclarecer e que o arquivamento será o único desfecho possível. E a defesa de Eduardo Cunha declarou que as delações da Lava-Jato “não têm sido amparadas em provas”.
Duarte Nogueira disse que vê os pedidos de investigação com “naturalidade” e que as contas de campanha foram aprovadas. E Edinho Silva disse que sua conduta como tesoureiro da campanha se deu “dentro da legalidade e de forma ética”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A Folha diz que são dez governadores, mas não cita nos nomes. É um nunca-acabar de nomes importantes que estão emergindo do fundo do lodo. Mas todos eles podem ficar tranquilos. Com a produtividade que o Supremo apresenta hoje, jamais serão condenados. E seus crimes acabarão prescrevendo. Enquanto isso, em Curitiba, a Justiça mostra serviço sem parar, evidenciando que o Brasil é pais jurídica e judicialmente mais maluco do planeta. (C.N.)

16 de março de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário