"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de março de 2017

MORRER NA GUERRA PELA CORRUPÇÃO?


Resultado de imagem para juca charges
Charge do Aroeira, reproduzida do Portal O Dia/RJ
Nenhum dos 83 deputados, senadores, ministros, ex-ministros e ex-presidentes da República admitiu participação na corrupção, objeto das acusações do Procurador Geral da República. A maioria preferiu aguardar a íntegra dos documentos entregues por Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal. A exceção foi o senador Romero Jucá, para quem o Congresso não pode ficar paralisado, tremendo de medo, pois deve votar as reformas impostas pelas circunstâncias. “Estamos na guerra e morrer na guerra acontece” – comentou.
É preciso saber como terminará a guerra e em quanto tempo a paz será celebrada. No mínimo quatro anos, dizem os observadores, até que terminem as investigações e os julgamentos. Com e sem foro privilegiado, chegam por enquanto a 211 as tropas de um lado, assim como perto de mil, de outro. Procuradores, promotores, juízes e policiais contra políticos.
A segunda guerra mundial acabou com a explosão da bomba atômica e quarenta milhões de mortos. Agora, os números serão bem menores, mas nem por isso o final será menos devastador. Porque o risco é de desaparecem o Congresso, os partidos, a Constituição e o processo eleitoral, ou seja, a democracia.
DE CABEÇA PARA BAIXO – Nada mais hilariante, além de verdadeiro, do que o desabafo do deputado Paulo Maluf. Ele não perde a oportunidade de comentar a ausência de seu nome do mensalão, do petrolão e de montes de acusações que atingem políticos e parlamentares de todos os matizes. Recebe do Procurador-Geral da República um atestado de honestidade que nem Irmã Dulce receberia. Vê-lo desfilar pelos corredores da Câmara virou obrigação de todos. Pena que não possa viajar para qualquer país do mundo, obrigado a manter sua honestidade restrita aos limites do Brasil. Se botar o pé no estrangeiro será preso pela Interpol.

16 de março de 2017
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário