"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de março de 2017

CRISE ATINGE O FUNDO DO POÇO E A ECONOMIA ENFIM VOLTA A GERAR EMPREGOS


Charge do Mariano, reproduzida da Charge Online
Surpreendido pela reação do mercado de trabalho, o governo organizou rapidamente uma cerimônia para anunciar que o Brasil voltou a gerar emprego após 22 meses de queda. Foram abertos 35.612 postos formais de trabalho em fevereiro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo fontes do Palácio do Planalto, um resultado positivo era esperado apenas para o segundo semestre.
“Venho dar aqui, penso, boas novas. Vocês sabem que a economia brasileira volta a crescer e os sinais deste fato são cada dia mais claros. Em fevereiro, o número de empregos formais foi de 35.612 vagas. É um começo, depois de 22 meses de números negativos” — anunciou Temer.
O dado é considerado emblemático porque em fevereiro do ano passado, foram fechadas 104.582 vagas com carteira assinada. Esse tinha sido o pior resultado desde quando o Ministério do Trabalhador passou a registrar os dados em 1992.
É PRECISO COMEÇAR — “É importante essa notícia porque eu penso que são 35 mil brasileiros que têm, sem a oportunidade de trabalho, uma vida indigna — disse o presidente Temer que admitiu que o número não é tão alto: “É preciso começar”.
Michel Temer lembrou que os dados do Caged ainda não têm os efeitos dos resgates do dinheiro das contas inativas do FGTS.
O resultado positivo, apesar do Carnaval, surpreendeu também especialistas da área. O analista de mercado de trabalho Rodolfo Torelly lembrou que o mercado esperava uma reversão somente a partir do segundo trimestre.
SETOR DE SERVIÇOS – O principal destaque, disse Torelly, foi o setor de serviços, que gerou 50,6 mil empregos, puxado pelo ramo de serviços, que abriu 35,4 mil vagas. “Este movimento é natural neste período, porém aconteceu de forma mais positiva” — disse.
Os setores da administração pública e agricultura também somaram novas vagas, acompanhadas do tímido desempenho da indústria, mas que gera emprego pelo segundo mês consecutivo. Já comércio e construção civil perderam empregos.
— O desempenho deverá impulsionar a dinâmica do mercado de trabalho. Ainda poderão ocorrer alguns resultados mensais negativos, mais seguramente o mercado de trabalho começa a reagir efetivamente aos sinais da economia nacional — observou Torelly.
BOAS NOVAS – A tarde desta quinta-feira foi, para Temer, momento de fazer um balanço positivo do que chamou de “boas novas” na área econômica. Além dos dados do Caged, o presidente citou a melhora da perspectiva da nota de crédito do Brasil pela agência de risco Moody´s e o “sucesso” das concessões dos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza. A decisão da agência de risco aumenta a chance de que o país volte a ter o chamado grau de investimento, uma espécie de selo de bom pagador, importante para atrair investidores internacionais.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Conforme já assinalamos aqui na Tribuna da Internet, o país parece ter chegado ao fundo do poço e começa a emergir, sem que até agora tenha havido qualquer interferência relevante do governo. É como se a recuperação fosse um fenômeno natural. Em meio a essas boas notícias, vem essa tragédia da corrupção no grupo Friboi, que pode prejudicar fortemente nossas exportações de carne, beneficiando outros grandes produtores, especialmente a Índia, nosso maior concorrente. Vamos aguardar. (C.N.)

17 de março de 2017
Gabriela Valente, Simone Iglessias, Eduardo Barretto e Geralda Doca
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário