"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MINISTRA DE DIREITOS HUMANOS DIVULGA TER RECEBIDO TÍTULO DA ONU QUE NÃO EXISTE


06/05/2016 - Desembargadora Luislinda Valois, ministra palestra do Café com Prosa em homenagem ao Dia das Mães, organizado pela Asteb em parceria com a Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa. Foto: TCE-BA
Ministra Luislinda ostenta biografia com vários exageros
Ao divulgar a nomeação da desembargadora aposentada Luislinda Valois para o recém-criado Ministério dos Direitos Humanos, o planalto destacou que a biografia dela incluía o “título de embaixadora da paz da ONU em 2012”. No entanto, segundo as próprias Nações Unidas, o posto sequer existe. A homenagem à ministra foi dada por uma ONG fundada pelo líder religioso coreano Sun Myung Moon, o reverendo Moon (1920-2012), que se autoproclamava “messias” – a informação foi confirmada à Folha pelo ministério.
Chamada UPF (sigla em inglês para Federação para a Paz Universal), a entidade é uma das mais de 3.000 organizações não governamentais que prestam consultoria para a Ecosoc (braço econômico e social da ONU).
A ONU reconhece a parceria, mas diz que “nenhuma instituição ou empresa está formal ou legalmente autorizada a representar ou a falar em nome das Nações Unidas, ou de qualquer Departamento do Secretariado da ONU”.
PAULO COELHO – São poucas as personalidades brasileiras que detêm títulos das Nações Unidas. O escritor Paulo Coelho é o único entre os 12 “mensageiros da paz” – grupo que inclui os atores Leonardo DiCaprio e o músico Stevie Wonder. Há outros 11 brasileiros que são “embaixadores da boa vontade”, como Gilberto Gil, Gisele Bündchen e a jogadora de futebol Marta.
Já o título recebido por Luislinda também homenageou o ex-candidato a prefeito de São Paulo João Bico (PSDC) e a banda baiana de forró Flor Serena, além de líderes religiosos locais.
O reverendo Moon tinha um império financeiro ao redor do mundo. No Brasil, comprou o time de futebol Atlético Sorocaba e manteve uma escola no interior do Mato Grosso do Sul.
É A SEGUNDA VEZ – Não é a primeira vez que Luislinda é intitulada “embaixadora da ONU” por um órgão federal. Antes, quando era secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão ligado ao Ministério da Justiça, também havia sido apresentada desta forma em publicações da pasta.
Em vídeo publicado na internet em 2013, Luislinda conta como foi informada sobre a homenagem: “Eu estava em Sergipe, arrumando algumas coisas com meu filho domingo à tarde, quando eu recebi a ligação perguntando se eu aceitava receber este prêmio. Eu [disse]: ‘Não, é brincadeira, não é pra mim’. E aí meu filho, que fala inglês, eu [falo] muito pouco, disse: ‘Minha mãe, é que a ONU quer prestar uma homenagem’.”
“Eu disse: ‘Bom, uma homenagem não se rejeita’. E aí eles me disseram que eu ia receber um título de embaixadora da paz diante de tantos projetos sociais que tenho desenvolvido Brasil afora e com repercussão no exterior.”
ASSESSORIA CONFIRMA – Procurada, a assessoria do Ministério informou que Luislinda foi à Austria em 2012 receber a homenagem da UPF, “uma ONG com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas”.
“A UPF apoia o trabalho das Nações Unidas, particularmente nas áreas de construção de paz inter-religiosa, educação para a paz e o fortalecimento do casamento e da família”, informou.
O dado sobre o título ser da UPF, e não da ONU, não consta nos informativos divulgados pelo governo. A pasta não disse o motivo de as informações terem sido publicadas desta forma. Questionado, o Planalto disse que “divulgou informações com base na biografia da própria ministra”. A UPF no Brasil foi procurada, mas não se manifestou.
PRIMEIRA JUÍZA NEGRA – Luislinda também era apresentada pelo Planalto como a primeira juíza negra do Brasil, embora o Tribunal de Justiça da Bahia a listasse como a terceira do Estado.
A atual ministra começou em 1984 e a juíza aposentada Mary de Aguiar Silva, 91, que reivindica o título de primeira juíza negra, em 1962.
Ainda foi divulgado que a ministra é a primeira desembargadora negra do país – mas uma magistrada do TJ-MS que se considerava negra foi nomeada ao cargo cinco anos antes, em 2006.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A nova ministra apenas seguiu o exemplo da ex-presidente Dilma Rousseff, que também se mostrou bastante criativa em sua biografia, se autointitulando doutorada, sem ter feito mestrado(C.N.)

17 de fevereiro de 2017
José Marques
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário