"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

SENADO APROVA EM SEGUNDO TURNO PEC DO TETO

FREIO NA GASTANÇA
FORAM 53 VOTOS A FAVOR E 16 CONTRA O PACOTE DO GOVERNO

O TEXTO FOI APROVADO EM PRIMEIRO TURNO EM 29 DE NOVEMBRO, POR 61 VOTOS A 14. (FOTO: PEDRO FRANÇA/ AG SENADO)

O plenário do Senado aprovou na tarde desta terça-feira (13) o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que limita o gasto público do governo pelos próximos 20 anos. Foram 53 votos a favor contra 16.

Os partidos que votaram a favor foram PSDB, PMDB, PR, PSD, PDT, PPS e PSB. Apenas PT, PCdoB e minoria votaram pela rejeição do texto. Para ser aprovada a PEC precisava de 3/5 do total de parlamentares.

Encaminhada pelo governo do presidente Michel Temer ao Congresso com o objetivo de conter a gastança, a PEC é polêmica e divide os senadores. Segundo os apoiadores da medida, o teto de gastos por 20 anos é necessário para o ajuste fiscal e não vai prejudicar os gastos sociais.

O texto foi aprovado em primeiro turno em 29 de novembro, por 61 votos a 14.


13 de dezembro de 2016
Elijonas Maia
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário