"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

VACCARI, DUQUE, BARUSCO E MAIS 3 SÃO INDICIADOS EM OUTRO INQUÉRITO

CASO ENVOLVE CARIOCA ENGENHARIA EM CRIMES DE CORRUPÇÃO
ALÉM DE JOÃO VACCARI NETO, RENATO DUQUE E PEDRO BARUSCO, FORAM INDICIADOS O LOBISTA MÁRIO GÓES E OS EXECUTIVOS DA CARIOCA RICARDO PERNAMBUCO E RICARDO PERNAMBUCO JÚNIOR (FOTO: MONTAGEM/ AG SENADO, EBC E AE)


O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, e ex-gerente Pedro Barusco e mais três foram indiciados pela Polícia Federal num inquérito da Lava Jato que envolve a empresa Carioca Engenharia por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Segundo a investigação, a Carioca engenharia teria feito pagamento de propina em obras como o Terminal Aquaviário Barra do Riacho (TABR) e GNL da Bahia.

Segundo a delegada responsável pelo indiciamento, Renata da Silva Rodrigues, a participação da Carioca na organização criminosa ‘frustrou o caráter competitivo de diversas licitações no âmbito da Petrobras’.

Ainda segundo a delegada, investigações aliadas à confissão de Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior ‘não eixam margem de dúvidas de que a Carioca, por meio de seus executivos, de fato integrou o cartel que, por longo período de tempo’.

Os indiciados são: João Vaccari Neto (corrupção passiva e associação criminosa), Renato Duque (corrupção passiva e associação criminosa), Pedro Barusco (corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa), Mário Góes, lobista (lavagem de dinheiro e associação criminosa), Ricardo Pernambuco, executivo da Carioca Engenharia (corrupção ativa, associação criminosa e crime contra a ordem tributária), e Ricardo Pernambuco Júnior, executivo da Carioca Engenharia (corrupção ativa, associação criminosa e crime contra a ordem tributária).

Investigação

Segundo a delegada, Vaccari teria ‘exigido e recebido vantagem indevida da Carioca, como intermediário do Partido dos Trabalhadores e em concurso com Renato Duque, em 2011, para influenciar em convite para a obra da Fábrica de Fertilizantes em Uberaba/MG’.

Segundo o relatório, os recursos foram pagos em espécie a Vaccari por meio de caixa 2 da Carioca. Ainda de acordo com o documento, Barusco recebeu, por meio de Mário Góes, vantagem indevida paga pelos executivos da Carioca entre 2008 e 2012 para influenciar em contratos do Gasoduto Coari-Manaus, Píer de GNL e Terminal Aquaviário de Barra do Riacho’. Os recursos também foram pagos em espécie e por meio de transferência para contas no exterior.



08 de novembro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário