"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

CABRAL ACUSA PEZÃO PELOS DESVIOS NA REFORMA DO MARACANÃ E NAS OUTRAS OBRAS

Pezão ainda não respondeu às acusações de Sergio Cabral

Foi um longo depoimento de 17 páginas. O ex-governador Sergio Cabral Filho repetiu a frase ‘não se recorda’ 16 vezes. Em outras 11 perguntas respondeu ‘não saber precisar ou esclarecer’. Disse ‘desconhecer’ os fatos a ele questionados em 21 respostas. E negou outras dez vezes. Preso na última quinta-feira sob a acusação de comandar um esquema de corrupção que teria desviado cerca de 224 milhões de reais dos cofres do Rio de Janeiro, Cabral se disse indignado com as denúncias e afirmou ter a ‘consciência tranquila quanto às mentiras absurdas’. Ao final do termo, colocou no colo de seu ex-vice e sucessor no Palácio Guanabara, Luiz Fernando Pezão, a responsabilidade pelos contratos de reforma do Maracanã e outros relacionados à secretaria de Obras.

O ex-governador, na verdade, foi instado pelos seus advogados, que após o interrogatório dos procuradores do MPF e da Polícia Federal, começaram a fazer perguntas. A primeira delas justamente sobre a licitação de reforma para a Copa do Mundo de 2014. “…que se iniciou na gestão Pezão, como secretário de Obras, tendo sido concluída na gestão de Hudson Braga”, afirmou Cabral. Sua defesa fez questão de frisar, ainda, que raras foram as vezes em que Cabral esteve no canteiro das obras, lembrando que esta era uma atribuição dos secretários da pasta: “Ambos (Pezão e Hudson) efetuaram diversas visitas à obra, e o indiciado (Cabral) apenas umas duas vezes”, descreve o depoimento prestado na sede da PF.

SEM AMIZADE – Já no início do questionamento Cabral fez questão de dizer que não ter relacionamento próximo com Hudson Braga, tendo conhecido entre 2006 e 2007 através de Pezão. Hudson – que divide a mesma cela C6 com o ex-governador dentro de Bangu 8 – de acordo com as investigações da Operação Calicute, cobrava 1% de todas as obras como ‘taxa de oxigênio’, algo que Cabral, claro, disse não ter conhecimento.

Sobre José Orlando Rabello (apontado como um dos operadores da propina e ligado diretamente a Hudson), Cabral afirmou saber “que ele exercia uma função na secretaria de Obras no período em que Pezão estava a frente da pasta”.

Cabral confirmou o relacionamento com o empreiteiro Fernando Cavendish, da Delta Construções, investigada na Lava Jato justamente por ter sido beneficiada na obra do Maracanã. Mas acrescentou: “Pezão possuía contato com Fernando Cavendish e outros empreiteiros que tratavam com sua pasta”.

NÃO SE RECORDA… – Questionado sobre as compras de joias em quatro diferentes joalherias – algumas com compras de até 100 000 reais – o ex-governador confirmou ter feito uma ou duas compras em duas delas (H Stern e Antonio Bernardo), mas disse não se recordar se havia pago em dinheiro ou utilizado o cartão de crédito. No segundo caso, porém, uma funcionária chegou a afirmar que Cabral era um cliente que pagava sempre em espécie. O ex-governador disse não se lembrar dessas compras. Sobre compras feitas em outras duas lojas (Amsterdam Sauer e Sarah Joias), também não se recorda.

Sergio Cabral declarou que a empresa que criou em 2014, a Objetiva, presta consultoria para a Creação Opção Jeans, de propriedade de um amigo, Gustavo Mohammad, há cerca de um ano. A PF descobriu que a empresa pagou mais de 670 mil para a Objetiva pelos serviços. Questionado se poderia apresentar, em 24 horas, relatórios, levantamentos ou pareceres produzidos nesta assessoria, o ex-governador disse “não, porque os aconselhamentos se davam de forma mais pessoal”.

Cabral negou ter conhecimento da relação da TransExpert com a Creação. De acordo com os investigadores, a transportadora de valores depositou, em espécie, mais de 25 milhões na conta da Creação, dinheiro que seria oriundo de propina.

ISENÇÕES FISCAIS – Ao ser perguntado se alguma vez foi beneficiado com contratos, pagamentos de propina e realização de contratos de auditorias por empresas que receberam incentivos fiscais, Cabral disse que não e que “toda a sua política foi voltada para o crescimento econômico do Estado”. Os quase 200 bilhões de isenções fiscais concedidos durante o seu governo poderão ser alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Procurado, Pezão ainda não se manifestou sobre as declarações de seu antecessor e guru político.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Sergio Cabral é um problema patológico de desvio mental. Tudo nele é falso e ardiloso. Suas declarações indicam claramente que Pezão seria o chefe do esquema de corrupção implantado no Estado do Rio, mas até as paredes de Bangu 8 sabem que é mentira. O chefe era ele mesmo, Cabral, e o secretário Pezão apenas demonstrou que também tinha a mão grande, como se dizia antigamente. São dois criminosos que merecem apodrecer na prisão. (C.N.)


22 de novembro de 2016
Leslie Leitão e Luisa Bustamante
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário