"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MAIS DE 50 DELATORES DA ODEBRECHT ENTREGARÃO POR VOLTA DE 150 POLÍTICOS À LAVA JATO

E o número poderia ter sido ainda maior


Oito longos meses depois, o acordo de delação da Odebrecht finalmente foi selado. E, como esperado, será gigantesco. Os números impressionam: são mais de 50 delatores entregando os podres de 130 parlamentares e 20 governadores. É tanto crime a ser detalhado que cada executivo ou funcionário da empresa precisará aguardar numa fila da delação, pois apenas 10 procuradores estarão disponíveis para colherem os depoimentos.

Pode ficar pior? Pode. Porque podia ser pior. Mas a Odebrecht achou por bem poupar alguns nomes chaves, segundo o Globo, tanto do governo, como da oposição. Nas palavras da fonte ouvida pelo jornal, o acordo saiu “um tom abaixo da expectativa” da Lava Jato. Mas, com certeza, vários tons acima da vontade da empreiteira, que pretendia entregar no início apenas três políticos.

Não está claro se ainda em 2016 já será possível conhecer o resultado dos primeiros inquéritos. Mas 2017 promete. E a Lava Jato seguirá firme e forte dando lições à classe política brasileira.


27 de outubro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário