"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ALGUÉM SURPRESO?

Único a mudar o voto sobre prisão em 2ª instância teria sido alvo de delação na Lava Jato

Mas Rodrigo Janot cancelou a delação vazar que Leo Pinheiro entregou algo sobre Dias Toffoli


Em fevereiro passado, em decisão histórica, o STF mudou um dos entendimentos mais básicos da Constituição Federal e autorizou prisões após decisão de 2ª instância. Apenas 4 dos 11 ministro foram contra: Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

Se a Lava Jato já era forte, tornou-se imbatível desde então. Foi quando Brasília ficou mais temerosa do que nunca, e tentou unir os mais silenciosos esforços para reverter a decisão. Uma revisão do entendimento de seu nesse 05 de outubro. Novamente não passaria, mas um único ministro mudaria o voto: Dias Toffoli.

Coincidentemente, Toffoli é o único membro do STF que virou alvo da Lava Jato nesse período, sendo noticiado como tema de uma delação, a de Leo Pinheiro da OAS. Não se sabe o que foi dito lá porque Rodrigo Janot triturou a documentação após o vazamento. E Lula chegou a fazer graça com o ministro ao dizer que, se não fosse por Gilmar Mendes, o magistrado também seria pego pela operação.

É um movimento estranho. E feio, pois livraria da cadeia muitos dos mais poderosos criminosos do Brasil.

Sorte deste mesmo Brasil que o voto de Toffoli não fez diferença.


07 de outubro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário