"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

SUPREMO REJEITA RECURSO DE CUNHA CONTRA DECISÃO DE TORNÁ-LO RÉU NA LAVA JATO






O cerco da Lava Jato está se fechando em torno da família Cunha


O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quinta-feira, 2, por unanimidade, o recurso apresentado pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para tentar reverter a decisão da Corte de transformá-lo em réu na Operação Lava Jato.

O relator do caso, ministro Teori Zavascki, apontou “mero inconformismo” da defesa de Cunha na decisão do Supremo de fazê-lo responder a processo por suspeita de receber propina em contratos de compras de navios-sonda da Petrobrás. O ministro também afirmou não haver dúvida sobre o julgamento do caso pela Corte.

De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha recebeu US$ 5 milhões de um contrato da petroleira entre 2006 e 2007.

SOLANGE ALMEIDA

Os recursos da ex-deputada federal Solange Almeida (PMDB-RJ), denunciada na mesma ação, também foram rejeitados. Ela, que é atual prefeita do município fluminense de Rio Bonito, é acusada de usar o cargo na Câmara dos Deputados para atender os interesses de Cunha no esquema de corrupção da estatal.

Para os advogados de Cunha, havia “obscuridade” na decisão tomada em março pelo Supremo de aceitar a denúncia de que o peemedebista cometeu crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, por seu suposto envolvimento no esquema de desvios na Petrobras.

Já a defesa de Solange argumentava não haver, nem na denúncia nem no acórdão publicado pelo STF, qualquer indício de que ela tenha recebido “vantagem indevida”.

LINHA SUCESSÓRIA

O fato de Cunha ser réu na Lava Jato foi um dos argumentos usados pelos ministros do STF para determinar, em maio, o afastamento do peemedebista do mandato e do comando da Câmara.

Na avaliação dos ministros, a condição seria incompatível com o fato de estar na linha sucessória da presidência da República.

Na ocasião, os magistrados também argumentaram que Cunha usava o cargo para impedir os avanços das investigações contra ele, tanto na Justiça como no Conselho de Ética da Câmara.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG


A coisa está feia para a família Cunha. A Lava Jato detectou um pagamento feito pelo Grupo Libra de mais de R$ 591 mil à Claudia Cruz, mulher de Cunha.
O pagamento foi feito a uma empresa que está no nome de Cláudia, a C3 Produções Artísticas.

Foi graças a uma emenda parlamentar incluída por Cunha na nova Lei de Portos que o Grupo Libra passou a administrar uma área do Porto de Santos.

O Grupo Libra também foi um dos principais doadores de campanha do presidente em exercício, Michel Temer, em 2014. (C.N.)



02 de junho de 2016
Gustavo Aguiar e Isadora PeronEstadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário