"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

GILMAR ENCURRALA JANOT, AO EXIGIR PROVAS CONSISTENTES CONTRA AÉCIO NEVES

Denúncia de Rodrigo Janot foi considerada “infantil” por Gilmar















O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou de volta ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Diante de defesa prévia apresentada pelo tucano, Gilmar quer que Janot informe se considera mesmo necessário levar adiante as apurações. São alvos do mesmo pedido de abertura de inquérito o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Esse tipo de procedimento é pouco comum no tribunal. Há duas semanas, Gilmar fez o mesmo no primeiro pedido de abertura de inquérito contra Aécio. Um dia depois de ter autorizado o início das investigações, o ministro mandou paralisar tudo e pediu um parecer de Janot sobre a necessidade das apurações.
O procurador-geral ainda não enviou resposta em nenhum dos casos.
RURAL E FURNAS
O segundo pedido de abertura de inquérito contra Aécio trata de camuflagem em dados do Banco Rural com o objetivo de esconder operações financeiras do mensalão mineiro. Na defesa prévia apresentada, a defesa de Aécio argumenta que não há elementos mínimos para justificar a instauração de um inquérito.
O primeiro pedido de inquérito contra Aécio é sobre o suposto pagamento de propina de contratos de Furnas para o tucano. As duas frentes de investigação iniciaram a partir da delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O senador nega qualquer envolvimento com os dois casos.
Sobre o mensalão mineiro, Delcídio disse que Paes, então secretário-geral do PSDB, foi um dos operadores da maquiagem dos dados do Banco Rural. Esses dados seriam enviados à CPI dos Correios, que investigou o mensalão e tinha Delcídio como presidente.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, o ministro Gilmar Mendes encurralou o procurador Rodrigo Janot no canto do ringue. As denúncias contra Aécio Neves não têm consistências. Uma delas, sobre uma conta da mãe de Aécio no exterior, chega a ser ridícula. O valor depositado era tão baixo que nem precisava ser declarado à Receita. A conta não era secreta e não recebeu depósitos. Diante dessa patuscada, Gilmar pressiona o procurador a reconhecer que errou. Janot pagou mico, não tem saída e agora vai ficar esperando, para ver se surge algo consistente contra Aécio, que enfim justifique uma nova velha denúncia. (C.N.)

25 de maio de 2016
Carolina Brígido
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário