"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

CONVERSA COM SÉRGIO MACHADO NÃO TRAZ NADA DE ILEGAL, DIZ ADVOGADO DE JUCÁ


Kakay, advogado de Jucá, agora defende a Lava Jato






















O advogado do ministro do Planejamento, Romero Jucá (Planejamento), Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que seu cliente “jamais pensaria em fazer qualquer interferência” na Operação Lava Jato “porque essa não é a postura dele”. O ministro também negou ter mantido reunião com qualquer integrante do Supremo Tribunal Federal para tratar do assunto levantado pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que pediu apoio para seu caso não ser transferido para Curitiba (PR).
“O presidente Temer já disse, evidentemente, o apoio absoluto à Lava Jato. Nós advogados [também]. Eu sou um crítico da Lava Jato, mas tenho certeza absoluta da necessidade desse trabalho”, afirmou Kakay.
Em seu primeiro discurso após assumir a Presidência de forma interina, Temer defendeu que a Lava Jato não sofra interferências que possam enfraquecê-la.
CONVERSA GRAVADA
O defensor de Jucá disse que o ministro confirmou ter conversado pessoalmente com Sérgio Machado, que o procurou porque estava “preocupado com uma série de questões”, mas que conversaram sobre os assuntos “de uma forma geral”.
“Governo nenhum mudará nada em relação à Lava Jato no Poder Judiciário. Infelizmente, no meu ponto de vista, o Ministério Público e a Polícia Federal são completamente independentes”, disse o defensor, que critica excessos das investigações.
Sem ter tido acesso às gravações, Kakay comentou que “o fato de um cidadão se preocupar com o andar de investigações, conversando privadamente, fazendo questionamentos e críticas, não configura nada de ilegal ou imoral”. “Quando você está conversando na vida privada, com amigos ou com alguém da sua relação, você faz às vezes observações mais fortes. Não vejo nenhuma ilegalidade”, completou o advogado.
TUDO É GRAVADO
“Nós vivemos um momento extremamente grave na vida brasileira, em que tudo é gravado, tudo é exposto, e tudo é interpretado de forma descontextualizada, muitas vezes. É normal que duas pessoas conversem e falem sobre preocupações do que vai acontecer numa investigação. Não vejo nada, sob o prisma jurídico, que seja preocupante”, disse o advogado.
MACHADO SUMIU
Sérgio Machado foi procurado desde a semana passada, mas não foi localizado. Foram deixados recados em um escritório e na secretária eletrônica de um celular por ele utilizado. Em depoimento à Polícia Federal, Machado negou quaisquer irregularidades na sua gestão à frente da Transpetro. Também negou ter pago R$ 500 mil ao delator Paulo Roberto Costa.
Jucá também sempre negou qualquer participação nos esquemas investigados pela Lava Jato.

23 de maio de 2016
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário