"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de março de 2016

VEJA DENUNCIA QUE LULA ATÉ PLANEJOU FUGIR PARA A ITÁLIA...

 



Uma reportagem da revista Veja, publicada neste final de semana, afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arquitetou, junto com seus aliados, um plano para fugir do Brasil. Ele pediria asilo para a Itália.
“Numa crise que já revelou tramas e enredos antes inimagináveis, nada mais parece capaz de provocar surpresa nem espanto – e, no entanto, surpresa e espanto insistem em aparecer. 
Nos últimos dias, VEJA apurou o fio da meada que leva a um plano secreto destinado a tirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, caso sua prisão seja decretada. 
O plano prevê que Lula pediria asilo a uma embaixada, de preferência a da Itália, depois de negociar uma espécie de salvo-conduto no Congresso, que lhe daria permissão para deslocar-se da embaixada até o aeroporto sem ser detido – e, do aeroporto, voaria para o país do asilo”, informa o site da revista.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Sabe-se que desde 2005, quando Lula estava em seu primeiro mandato de presidente, a mulher dele, Marisa Letícia Rocco Lula da Silva, conseguiu dupla nacionalidade junto à Embaixada da Itália, para ela e todos os filhos. Mas Lula não tem este privilégio, por não ser descendente de italianos. 
Portanto, só conseguiria fugir da Justiça se obtivesse asilo político. Mas não há condições de o governo italiano conceder o benefício a um político desmoralizado como Lula. A meu ver, não há a menor possibilidade de receber asilo político. O plano de fuga alardeado pela Veja já nasceu destinado ao fracasso, se é que Lula realmente aventou essa possibilidade para escapar da Justiça. (C.N.)

25 de março de 2016
Carlos Newton

2 comentários:

  1. Embaixada desmente "Veja" sobre asilo a Lula na Itália

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2016/03/25/embaixada-desmente-veja-sobre-asilo-a-lula-na-italia.htm

    ResponderExcluir
  2. O título da matéria de Veja é claro: Lula "até planejou fugir". Não se trata de uma afirmação de que Lula iria fugir para a Italia. Portanto, não há o que desmentir, uma vez que não houve qualquer iniciativa nesse sentido. O que poderia a Embaixada desmentir??

    ResponderExcluir