"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de março de 2016

JUSTIÇA IGNORADA. AUTORITARISMO EXCESSIVO.

DIÁRIO OFICIAL IDENTIFICA LULA COMO MINISTRO, APESAR DE DECISÃO JUDICIAL
IMPRENSA NACIONAL, QUE POBLICA O D.O.U., É LIGADA À CASA CIVIL



O SORRISO DO OFÍDIO



Apesar da suspensão da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil, por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o governo Dilma Rousseff trata Lula oficialmente como o titular da pasta. Desde a quinta-feira passada, 18, o expediente do Diário Oficial da União (DOU) identifica o ex-presidente como ministro de Estado chefe da Casa Civil. A Imprensa Nacional, responsável pela edição do DOU, é subordinada à Casa Civil.

Lula está em Brasília desde a noite de segunda, 21, e tenta exercer uma espécie de articulação informal do governo Dilma Rousseff enquanto segue o imbróglio jurídico em torno de sua posse para a Casa Civil.

O impasse deve ser resolvido apenas na semana que vem, quando o Supremo volta a ter sessões. Nesta madrugada, o ministro Luiz Fux do STF negou o pedido do governo para anular a decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ministério. O pedido de habeas corpus feiro pela defesa de Lula está nas mãos da ministra Rosa Weber.



22 de março de 2016]
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário