"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de março de 2016

JANOT ACORDA DA LETARGIA E DIZ QUE DILMA PODE SER INVESTIGADA



Janot ainda reluta, mas diz que ninguém é imune à investigação



















BERNA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quinta-feira, 17, que ninguém é imune a investigações, ao ser questionado sobre a possibilidade de pedir a abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff por causa das suspeitas de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
“Nosso trabalho é republicano. Não há pessoa fora de investigação”, disse a dois repórteres brasileiros, insistindo que não poderia antecipar o que vai fazer.
Em Berna para reuniões com o Ministério Público da Suíça, Janot pode anunciar em seu retorno ao Brasil a abertura de inquérito contra Dilma.
O procurador já havia apontado nessa direção na quarta-feira, 16, em Paris, diante do conteúdo da delação premiada do senador Delcídio Amaral. Agora, seus assessores indicam que a possibilidade foi reforçada essa com a divulgação dos telefonemas trocados entre ela e o ex-presidente e futuro ministro, Luiz Inácio Lula da Silva.
DE JEITO NENHUM
Questionado se o fato de se tratar de uma presidente impediria um inquérito, ele respondeu: “De jeito nenhum, de jeito nenhum”. Diante da insistência dos repórteres, ele disse : “Não tem nada decidido”. Mas voltou a comentar sobre a imunidade de Dilma. “Ninguém (está imune), ninguém “.
Janot ainda fez questão de responder aos comentários de Lula que criticam, em uma gravação telefônica, sua “gratidão”. “Essa é a gratidão. Essa é a gratidão dele por ele ser procurador”, disse Lula ao advogado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas no dia 7 de março. Lula insistia que Janot tinha recusado quatro pedidos de investigação de Aécio Neves.
O procurador, na Suíça, contra-atacou. “Os cargos públicos não são dados de presente. Eu sou muito grato a minha família”, insistiu. “Fiz concurso. Estudei para caramba. Tenho 32 anos de carreira”, completou. Janot foi nomeado ao cargo por Dilma Rousseff, em 2013, e reconduzido em 2015.
Questionado se estava surpreso com o teor das declarações de Lula, ele respondeu: “Por isso, eu disse isso”.
17 de março de 2016
Jamil Chade
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário