"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de março de 2016

EX-PRESIDENTE DO STF ACHA QUE CORRUPÇÃO PERDEU A NOÇÃO DE LIMITE

AYRES VÊ 'ENQUADRILHAMENTO' NO ESQUEMA DE ASSALTO AO ERÁRIO

O MINISTRO APOSENTADO CARLOS AYRES BRITO DISSE QUE NÃO S SENTIA CONFORTÁVEL PARA COMENTAR OS GRAMPOS DA PF PORQUE AINDA NÃO OS ESTUDOU PROFUNDAMENTE. (FOTO: EBC)


Ao falar para estudantes de Direito em São Paulo, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto disse que, a julgar pelas provas e confissões já recolhidas pela Operação Lava Jato, a investigação "está revelando um enquadrilhamento de um esquema de assalto ao erário que perdeu a noção do limite".

Na palestra, realizada na sede do Insper, na zona sul da capital, Ayres Britto defendeu o respeito ao devido processo legal, ressaltando que falava sem se referir diretamente a um caso concreto. O ex-ministro do STF afirmou que a "voz das ruas" serve de inspiração para os magistrados tomarem suas decisões, mas não pode deslegitimar a "voz das urnas". "Não é para fazer o terceiro turno."

Ayres Britto participou ontem, por cerca de duas horas, de debate que teve como tema "Democracia, instituições e liberdade de imprensa". Foi questionado sobre assuntos específicos, como o sentimento de polaridade do discurso político e recentes decisões da Lava Jato. Em suas respostas, utilizou-se de metáforas - o ex-ministro também publicou livros de poesia - e conceitos jurídicos.

‘Faca nos dentes’
Ao analisar a realidade atual brasileira, Ayres Britto disse "esperar que a poeira se assente". "O que me preocupa neste momento é o sentimento de faca nos dentes", disse. Segundo o ex-ministro do Supremo, a democracia não pode ter uma "trajetória saci" e pender para um dos espectros ideológicos. "O Brasil tem jeito, desde que não se jogue a toalha da democracia "

Questionado por jornalistas sobre recentes desdobramentos da Lava Jato, como a divulgação de conversa telefônica interceptada pela operação entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ayres Britto disse que não se sentia confortável de comentar o assunto porque ainda não estudou profundamente "a saraivada de informações".

18 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário