"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de março de 2016

CRISE POLÍTICA BRASILEIRA DEIXA NAÇÕES UNIDAS EM ALERTA

BAN KI MOON PEDE 'SOLUÇÕES HARMONIOSAS' PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO DAS DEMOCRACIAS DA REGIÃO

A ONU PEDIU AINDA QUE OS POLÍTICOS BRASILEIROS EVITEM "QUAISQUER AÇÕES QUE POSSAM SER VISTAS COMO UM MEIO DE OBSTRUIR A JUSTIÇA" - FOTO: ESKINDER DEBEBE / UN / FOTOS PÚBLICAS


A cúpula da ONU ligou o sinal amarelo para a crise política brasileira. O secretário-geral da entidade, Ban Ki Moon, disse que a instabilidade política brasileira pode provocar um impacto internacional e apelou para que os líderes políticos brasileiros busquem "soluções harmoniosas e tranquilas" para a crise.

Em seguida, Ban Ki Moon faz um apelo aos líderes políticos brasileiros, o primeiro direcionado ao Brasil desde que assumiu o comando da ONU, há quase dez anos, e atitude muito rara da entidade.

O estado de alerta da entidade tem um motivo principal: a possibilidade de a instabilidade política brasileira se alastrar para outras democracias recentes, e mais frágeis da América Latina.

Uma semana atrás, a ONU rompeu o silêncio e fez um alerta para a crise política brasileira. A entidade, em um apelo tanto para os membros do governo federal como para os integrantes de outros partidos políticos, disse esperar que os políticos brasileiros "cooperem totalmente" com o Judiciário nos supostos escândalos de corrupção, chamada de "corrupção de alto nível" pela entidade.

A ONU pediu ainda que os políticos brasileiros evitem "quaisquer ações que possam ser vistas como um meio de obstruir a Justiça". Ao mesmo tempo, reivindicou ao Judiciário uma atuação "dentro das regras do direito doméstico e internacional, evitando adotar posições político-partidárias".

A cúpula da ONU cobra todos os agentes políticos brasileiros ao destacar os "debates cada vez mais polítizados e acalorados" dos últimos meses no Brasil. A entidade ressalta um risco de "um sério dano de longo prazo para o Estado e para as conquistas democráticas feitas nos últimos 20 anos nos quais o Brasil tem sido governado sob uma Constituição que dá fortes garantias de direitos humanos".



30 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário