"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

LULA ROUBOU DO POVO A CRENÇA NOS HOMENS PÚBLICOS



Não é minha intenção lavar sujeira de ninguém. Acho que Lula tem se mostrado um pilantrão. E é essa ideia nova a seu respeito o motivo maior do que se tem falado, mais importante do que o fato de seus filhos envolvidos estarem envolvidos na corrupção. 
O povo tinha em Lula uma esperança. Essa esperança está se diluindo a cada dia. Lula era visto como o pobre que chegou à Presidência. Lula era visto como o estereótipo da superação na vida. Tanto que os escândalos não o abalavam em nada. Mas com essas provas do envolvimento dos filhos a coisa muda. Passa-se a por uma dúvida onde antes era certeza. Todas as acusações contra ele anteriormente refutadas passam a fazer sentido no imaginário popular. E isto pode ser a desgraça do nome do Lula.
O povo está aturdido, porque assim se perde uma referência importantíssima. Está se revelando um Lula que não é o Lula do povão. Está se revelando pro povão um Lula bandido, peralta, calculista. 
Isso choca a opinião das pessoas, que estão sendo obrigadas a reformularem seus conceitos. 
Exatamente por isso, têm a maior relevância esses fatos envolvendo os filhos do ex-presidente. Mais do que uma quantia em dinheiro, foi roubada do povo a crença nos homens públicos.
IMAGEM DE UM SANTO
Bem, o problema todo é que o Lula vendeu a imagem de um santo e tem entregado ao povo a realidade de ser apenas mais um corrupto. As pessoas não perdoam os “deuses” que falham. O que os filhos do Lula fazem de errado não é exagero nenhum comparado aos filhos dos outros políticos poderosos e influentes. O problema do Lula é exatamente o fato de querer ser o santo imaculado. Isso irrita mais do o próprio fato de roubar. Eu acredito que todo mundo tira uma casquinha de um pai presidente. 
Ora, se você tem um primo de segundo grau delegado você se acha muitas vezes o rei da cidade, quanto mais se você for filho do presidente…
Não sejamos levianos. O que os filhos do Lula fazem é mais normal que o que a gente imagina. Não tenho nada contra eles; o problema mesmo é o pai deles continuar bancando o honesto, o pai dos pobres, o incomum, o deus da política. Isso é imperdoável.

02 de novembro de 2015
Francisco Menezes

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Pau que dá em Chico, dá em Francisco... Tudo bem, mas desde quando confiamos em políticos? 
Ou por outra, desde quando temos homens públicos confiáveis, com as raríssimas exceções, cujas vozes sempre foram abafadas pela grande maioria de mamadores nas tetas da mãe-pátria?
O Brasil não chegou ao ponto em que está, apenas pelas mãos de Lula. Ele agravou e desmereceu a dignidade política no país, mas foi apenas a ponta de um imenso cordão de imprestáveis, de inúteis e de salafrários, que sempre fizeram da 'res pública' coisa privada para si e seus apaniguados.
Política no Brasil, sempre foi uma grande sinecura, que serviu a todos os propósitos, menos a nação.
Se chegamos onde estamos, não se deve apenas ao lulopetismo, que apenas aprofundou a tradicional regra de aproveitar-se do Estado, com nepotismo, incompetência, corrupção.
Claro, em tempo algum assistimos o que a operação Lava Jato vem exibindo. Em tempo algum, tivemos uma verdadeira organização criminosa entocada em todas as esferas do poder público. Em tempo algum se roubou tanto e de forma tão articulada, entre agentes públicos e empresários de alto coturno, a chamada "elite" brasileira, que a cada delação premiada que vaza para a mídia, nos surpreende com as mais inusitadas celebridades. 
Locupletaram-se todos. E estamos nós a beira da bancarrota. Crise moral, social, econômica. O Brasil esfrangalhado, e já se tornou cansativo, pela banalização das denúncias, falar de saúde, de segurança pública, saneamento, educação...
A cada dia, a ciranda das delações nos apresenta um figurão com a cara muito séria, embalsamada de falsa moralidade, desenhando  na carantonha a interrogação: "EU???".
Milhões pra cá, bilhões pra lá... Só ouvimos falar em contas de safardanas nos paraísos fiscais.
As cifras já não nos espantam mais. Ficamos acostumados com os despautérios, que hoje alimentam conversas de bar.
Falar que Lula roubou a confiança do povo nos políticos tem lá um grão de sandice. A confiança já foi roubada faz é tempo. 
Única coisa que podemos realmente louvar em toda essa patuscada que o PT plantou, quando a terra já estava começando a ficar arável, foi o teste de paciência do povo brasileiro. 
Realmente devemos reconhecer que esse bando de macunaímas leva o mérito de continuar enganando, lesando e mentindo para um povo aturdido, afogado nas dificuldades do dia-a-dia, sem tempo para enxergar o abismo para o qual estamos sendo tocados.
Não há dúvida de que em determinado momento da nossa história, Lula representou uma esperança de dias melhores. Mas o despreparo para lidar com o poder, a cobiça, a vaidade, a incompetência, acabou por transformá-lo no pior exemplo de homem público.
Infelizmente, o grande perigo que representa dar-se aos medíocres e idiotas, um poder quase absoluto, sempre redunda em grandes desastres. 
Mais uma grande lição, que não apaga a pergunta fundamental que sempre me faço, quando olho o panorama do que acontece hoje, nos poderes: quem estaria isento, para assumir o descalabro? Em quem confiar? Que nome se nos apresenta, com a competência de um estadista? Aí está o Congresso, com suas patranhas, seus acordos velados, suas comissões fajutas, seus sigilos, seus presidentes denunciados... E o que pensar do maior partido da base do governo?? O que é o grande monstrengo chamado PMDB?? O que pode um país fazer para lidar com esse monstro devorador do Estado??? Como pode um país ser governado através de barganhas com esfomeados, que por mais que se locupletem, a fome é insaciável???
Esperança em políticos? Em Partidos? Vade retro satanás...
E la nave va...
m.americo


Nenhum comentário:

Postar um comentário