"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SÉRGIO MORO: CHEGOU A HORA DOS PEIXES GRANDES


A operação Lava Jato já não é exceção no cenário jurídico nacional. Seguindo Curitiba, outros juízes mandam investigar filhotes de mandachuvas envolvidos em falcatruas. Que o exemplo se alastre pelo Judiciário brasileiro. Se algo ainda funciona no país, são alguns bolsões de juízes, promotores e policiais independentes:

O juiz Sergio Moro disse nesta terça-feira, 27, em palestra que a investigação da Operação Lava Jato não é mais uma exceção. Ele exemplificou com a decisão da juíza federal Célia Regina Ody Bernardes, que aceitou os argumentos do Ministério Público Federal e permitiu as buscas nas empresas do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luís Claudio Lula da Silva. As empresas são: LFT Marketing esportivo; Touchdown Promoção de Eventos Esportivos e Silva Cassaro Corretora de Seguros.

“Esses casos (investigações da Lava Jato) influenciam, positivamente, ontem mesmo tem a decisão de uma colega juíza que pareceu importante (decretou buscas nas empresas do filho de Lula, além de prisões de lobistas e condução coercitiva de alvos da Operação Zelotes).”

Como revelou o Estado no início do mês, uma das empresas de Luiz Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, recebeu pagamentos de Mauro Marcondes, um dos lobistas investigados por negociar a edição e aprovação da MP 471durante o governo Lula. A norma prorrogou incentivos fiscais para o setor automotivo. Luis Cláudio, que também é dono da empresa Touchdown, confirma o recebimento de R$ 2,4 milhões.

O filho de Lula sustenta que os valores se referem a projetos desenvolvidos para uma empresa de Mauro Marcondes, a Marcondes e Mautoni Empreendimentos, em sua “área de atuação”, o esporte. Mas nunca deu detalhes dos serviços prestados.

A Zelotes investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Segundo a PF, esta nova etapa investiga incentivos fiscais a favor de empresas do setor de automóveis.

Lava Jato. Sérgio Moro disse, na palestra, que os remédios amargos são necessários para conter a sangria que ocorreu nos cofres da Petrobrás, esquema investigado na Operação Lava Jato. No seu entender, a opinião pública tem desempenhado um papel importante em todo este processo e disse que ela tem se posicionado mais a favor e tem sido fundamental, “o que é essencial em uma democracia”.


E sobre os críticos das delações premiadas, que a comparam a uma pesca, Sérgio Moro disse que “tem vindo bastante peixe”.

(Estadão).

30 de outubro de 2015
Elson Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário