"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

UMA MINISTRA DO PMDB CONTRA O PMDB



Não é surpresa. Kátia Abreu (PMDB-TO) nunca foi ministra do PMDB, sempre foi uma escolha de Dilma. Até mesmo a sua filiação ao partido foi dramática. Tocantins não aceitaria seu registro, então a senadora correu para Brasília, ajoelhando-se aos pés de Temer e Raupp para conseguir a filiação. Tudo obra de Eduardo Cunha, que odeia Kátia Abreu. O plano era maligno: deixá-la sem partido para concorrer a reeleição que venceu por apenas 5.000 votos em Tocantins.

Agora, por ordem de Dilma Rousseff, a ministra da Agricultura não foi juntar-se a Michel Temer, na Rússia, em missão prioritária para a agricultura e pecuária. Ficou participando das decisões sobre cortes no orçamento, inclusive aquelas que retiraram R$ 1,1 bilhão da agricultura. Partiria em seguida para a Rússia, mas. por ordem de Dilma, torceu o pé e não foi juntar-se à viagem "do PMDB", onde o vice-presidente encontra-se com seis ministros. Não ficaria bem ministros próximos à presidente prestigiarem a viagem. Ora, parlamentares e jornalistas que conhecem sabem que a senadora viajaria de muletas ou de cadeira de rodas, se não houvesse a proibição de Dilma. E que também, obcecada por estar na mídia, não deixaria de participar do programa no PMDB na TV, como deixou.

Este gesto vai custar a Kátia Abreu o ministério da Agricultura, caso o vice Temer venha a ocupar o lugar de Dilma Rousseff, se vingar o impeachment. Uma pena, já que ela faz um bom trabalho naquela pasta, pelo menos melhor do que os seus antecessores, excetuando-se um Roberto Rodrigues ou um Eliseu Resende. Terá que voltar ao Senado, talvez para defender, ao lado do PT, a volta da CPMF que, um dia, ainda no PFL, ajudou a derrubar. Ou mais terras para o MST na reforma ágrária. Ou tentar derrubar a PEC dos índios.  Coisas da política, que às vezes apresenta estas bipolaridades.

15 de setembro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário