"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

CHARLIE HEBDO FAZ PIADA COM A MORTE DO MENINO AYLAN KURDI




A revista francesa “Charlie Hebdo”, conhecida por suas caricaturas de material provocador, publicou foto do menino sírio que morreu afogado e cujo corpo apareceu em uma praia da Turquia. A imagem provocou uma enxurrada de críticas acerbas por parte da opinião pública mundial.
A capa da revista retrata a criança morta deitada de bruços na areia de uma praia turca e a inscrição: “Tão perto da meta”. Ao lado, vê-se um anúncio de um restaurante fast food com a seguinte promoção do dia: Refeição para duas crianças ao preço de uma.
A segunda caricatura ostenta o título: ” Eis a prova de  que a Europa é cristã” e mostra Jesus caminhando sobre as águas, e o menino se afogando ao lado dele de cabeça para baixo. O texto diz: “Os cristãos caminham sobre as águas, e os meninos muçulmanos se afogam”.
MUITAS CRÍTICAS
Diante disso, os usuários das redes sociais não pouparam críticas acerbas para condenar a revista francesa. Na Internet surgiram comentários de que essas caricaturas provam a “decadência moral da França”, e que a revista “Charlei Hebdo” ataca e escarnece de “indefesos, e não daqueles que estão em posição de mando”.
A comunidade de juristas negros da França ameaçou processar a revista “CHARLIE HEBDO” na Corte Internacional de Justiça.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O texto, traduzido por Giovanni G. Vieira, foi enviado à TI pelo jornalista Sergio Caldieri, que não fez comentário, mas transcreveu um pensamento que está se concretizando:  “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. (Joseph Pulitzer – 1847/1911).

15 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário