"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de setembro de 2015

QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA...




O que me assusta, quando leio uma notícia como esta, cujo título dispensa maiores apresentações: "ATÉ LÍDERES DO GOVERNO E DO PT, VOTAM CONTRA O GOVERNO NA CÂMARA". 
Fica a impressão de que o governo acordou de um dia para o outro, endoidou e cometeu um crime de lesa-pátria.
Parece que já não se arrastam doze anos de esbórnia, descaramento de toda ordem e corrupção como jamais se viu, e que suas excelências ignoravam os sujos bastidores da prática política destituída da mais absoluta ausência de ética e compromisso com a "res pública".
Não bastasse o Brasil acordar com uma frente supra-partidária, em que os seus "valorosos defensores da virtude republicana", tresmalham com ímpetos do mais nobre patriotismo distribuindo pancadas e apupos ao governo, que até ontem aplaudiam felizes com as fartas locupletações e belas mamatas distribuídas às mancheias, impávidos assistimos que muitas das excelências que apedrejam, estão sendo denunciados por crimes dos mais variados naipes, o que nos dá o nítido sentimento de que o país afunda inapelavelmente no mar de lama da corrupção.
A já desgastada pergunta do Francelino Pereira "que país é este", depois cantada em rock e versos, tornou-se um refrão por não perder a sua atualidade.
Que país é este em que o Presidente do Senado da República está indiciado por prática de corrupção? Que país é este em que o Presidente da Câmara dos Deputados, está indiciado por prática de corrupção? Em que transformaram o Congresso Nacional?
Que país é este em que a Presidente da República e seu Vice, estão sendo investigados sob suspeitas de que propinas teriam alimentado as campanhas da última eleição? E mais, que também teriam sido fonte de recursos para a campanha do ex-presidente Lula?
É assustador!
Que despreocupação é essa que se lixa para os sentimentos da nação que assiste a desmoralização da República, dos mandatos outorgados, da vergonha internacional?
As pesquisas têm mostrado o descaso, a descrença, a perda da esperança na política e nos homens públicos, pois que não cumprem o papel constitucional que lhes foi dado.
Mostram muitas respostas que resvalam para a chacota, para a ironia, para o deboche, como se o descrédito nas instituições democráticas fosse natural, diante do caos. Daí aquelas faixas pedindo a intervenção militar, como única esperança de sanear o país, de varrer o lixo, de colocar ordem na casa.
Cabe aquela resposta de Bernard Shaw quando lhe perguntaram, numa visita aos EUA, o que achava da civilização americana, e ele respondeu: "seria interessante". 
Parodiando: o que você acha da política brasileira? Seria interessante...
Do vergonhoso "cartel das empreiteiras", passamos ao mais vergonhoso ainda "cartel dos senadores".
Fico assustado quando noto, diante das incessantes denúncias que ocorrem nas delações premiadas - e diga-se que ainda não vazou 70% dos crimes e nomes de políticos, guardados em "inquebrantável sigilo", o que ainda poderá perturbar o sono do gigante adormecido.
E quando o "titanic Brasil" ameaça o naufrágio, o que assistimos?
Alguns no convés, bebericando o seu cafezinho e trocando figurinhas. Outros ainda acreditam que não vai naufragar, e tratam de aproveitar o que ainda resta de mordomias. 
Mas os principais atores, que até ontem louvavam e reverenciavam em beija-mão a dona do poder, velhas raposas de faro apurado, já se distanciam rapidamente, todos com cara de paisagem, como se ignorassem o tsunami de podres que há doze anos entulha o Brasil.
Sabe aquela cara do sujeito que peida e olha pro vizinho culpando-o da catinga? Pois é... É mais ou menos isso que me parece, quando vejo o aturdimento dessa malta.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário