"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DOIS COELHOS COM A MESMA BORDOADA






Claudio de Moura e Castro, que vem a ser o mais isuspeitado dos paladinos da luta por um Brasil melhor educado, escreve hoje no Estado para comentar o absurdo que é o corte de 30% das verbas do chamado “Sistema S” de formação profissional, sustentado por uma contribuição de 1% da folha de pagamento das empresas e gerido pela iniciativa privada.

Com o conhecimento de causa que ninguém contesta, ele lembra que, com todas as medições internacionais registrando o esboroamento do sistema brasileiro de educação pública, as poucas universidades estatais da “Pátria educadora” que ainda se mantinham no grupo das melhores do mundo descambando para as profundezas, o analfabetismo formal e funcional crescendo e o número de crianças nas escolas diminuindo, o “Sistema S”, invenção brasileira copiada em vários cantos do mundo, continua marcando golaços nas medições internacionais. Teve o 1º lugar no World Skills, uma competição que avalia trabalhadores em 50 ofícios diferentes.



Moura e Castro explica que tanta eficiência é consequência da melhor mistura possível de atribuições e competências entre estado e iniciativa privada, que é a do "Sistema S" em que o Estado financia o esquema abrindo mão de uma ínfima parcela de arrecadação e a iniciativa privada, que no final do processo, vai contratar a mão de obra assim formada, é quem gerencia o sistema. Tudo no Brasil vai, em geral, pelo padrão exatamente inverso: toma-se dinheiro a rodo da iniciativa privada e entrega-se a gestão dos processos ao estado...

A única falha da análise do articulista é o desafio que faz a autoridades: que “visitem 10 escolas do Senai em qualquer estado; aposto que ao término da visita terão mudado de idéia” (sobre cortar os 30%).



Errado, sinto informá-lo, dr. Claudio. O governo petista não está atalhando o Senai por falta de informação sobre a qualidade do serviço. Está fazendo isso por causa dessa qualidade.

O "Sistema S" é uma ameaça à essência parasitária do PT, o partido que trabalha neste momento para comprar de volta a CPMF contra a entrega do Ministério da Saúde, entre outros, para uma quadrilha de assaltantes que só não está na cadeia porque o PT controla o Supremo Tribunal Federal que se colocou ostensivamente entre os ladrões com mandato e o único agente da lei acima de qualquer suspeita deste país. Para o PT, matar um sistema educacional que não faz parte da sua rede de proselitismo ideológico e, ao mesmo tempo, fragilizar um pouco mais a industria nacional, é tirar dois obstáculos para os seus planos de poder eterno da frente com uma cacetada só.


28 de setembro de 2015
vespeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário