"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

TEMER, NARDES E MORO REUNIDOS HOJE EM EVENTO EM SÃO PAULO


O vice-presidente Michel Temer participa de evento nesta segunda-feira em São Paulo ao lado do ministro Augusto Nardes, que recomendou a rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff no Tribunal de Contas da União, e do juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processo da operação Lava Jato na primeira instância.
O prazo maior para defesa não deve significar vida mais fácil para Dilma Rousseff no julgamento das contas do governo de 2014 pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Na avaliação dos ministros, as pedaladas apontadas no voto do relator Augusto Nardes poderiam ser atribuídas à equipe econômica do primeiro mandato. Mas as indicadas na segunda leva de irregularidades seriam de responsabilidade direta da presidente, segundo parecer prévio dos técnicos do órgão.
Depois do recebimento das explicações do governo, previsto para 11 de setembro, haverá uma semana para a área técnica examiná-las e uma para o relator elaborar um novo voto.
Depois disso, os demais integrantes da corte teriam uma semana para analisar o relatório de Nardes. A data em discussão para o julgamento é 7 de outubro.
Com as novas datas, a composição do tribunal deve estar completa: o ministro Bruno Dantas, que estaria fora se o julgamento fosse em setembro, volta para a última sessão do mês.
ENQUANTO ISSO, NO TSE
Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acreditam que o processo de cassação da chapa de Dilma e Temer deverá levar ao menos seis meses. O julgamento ficaria para 2016.
A ministra Luciana Lossio, que pediu vista do processo, disse a colegas que deve devolvê-lo ao plenário em, no máximo, duas semanas.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Luciana Lossio chegou de carona ao TSE, nomeada por Dilma sem notório saber jurídico,apenas por ter sido advogada de Lula e do PT. Ela vai embromar, enquanto puder, a devolução dos autos, para a amiga presidenta ganhar tempo. Ah. Brasil… Quanto ao TCU, a situação de Dilma está piorando, ao invés de melhorar. Daqui a pouco o Percival Puggina explica aqui na Tribuna. (C.N.)

31 de agosto de 2015
Vera Magalhães
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário