"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MODELO DE RECEITA BRASILEIRO FALIU, DIZ SÓCIO DE FUNDO DE INVESTIMENTO

MERCADO FICA EM COMPASSO DE ESPERA DEVIDO À BAIXA CONFIANÇA

MERCADO FICA EM COMPASSO DE ESPERA DEVIDO À BAIXA CONFIANÇA. FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO


O sócio fundador do fundo de private equity Advent Patrice Eltin afirmou nesta segunda-feira, 31, que o governo apresentou o Orçamento de 2016 com um déficit enorme e não deu nenhuma indicação de como esse rombo será fechado. Segundo ele, o modelo de receita do Estado brasileiro está falido.

"Temos um governo com pouquíssima credibilidade, baixa confiança e neste cenário o mercado fica em compasso de espera", afirmou durante o Exame Fórum 2015, em São Paulo. Para ele, no âmbito fiscal não existe solução rápida e de curto prazo que não passe pelo aumento de imposto. Apesar de se dizer radicalmente contra a volta da CPMF, ele comentou que o governo poderia usar o imposto para ganhar tempo.

"O nosso modelo de receita faliu e alguém tem de falar isso de forma clara para a presidente. É inviável ter de subir a carga fiscal para 45% para gerar superávit", acrescentou, afirmando que o governo não tem posto na mesa de negociação reformas estruturais necessárias.

"Éramos a sexta economia do mundo, fomos para a oitava e talvez estejamos indo para a décima, mas somos relevantes, temos potencial, tamanho e instituições que funcionam", avaliou.

A Advent tem hoje investimento em sete empresas brasileiras que faturam de R$ 7 bilhões a R$ 8 bilhões e perto de 100 mil funcionários. (AE)



31 de agosto de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário