"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

EUA UM FAROL NA NEBLINA II

A turbulência pela qual vem atravessando nos últimos dias o mercado de ações da China tem merecido coletâneas de análises, inconclusivas, na imprensa internacional.

De julho do ano passado a julho deste ano, o desempenho da bolsa de Shangai havia sido extraordinário, tipo padrão chinês: 150% de valorização.

Mas do último dia 8 de julho para cá, o que parecia sólido passou a desfazer-se no ar. As cotações declinaram 38% até a última sexta-feira. E o início desta semana, então, está sendo catastrófico: queda de 8,5% ontem; queda de 7,6%, hoje.

O despencar da bolsa de Shangai aterroriza não apenas o pequeno e sofrido poupador chinês - que ainda não conhecia o aspecto “cassino” do mercado de ações –, como está começando a provocar um princípio de pânico ao redor do mundo.

Somente nos últimos três dias úteis, a perda de valor das ações negociadas nas bolsas de todo o mundo beirou três trilhões de dólares. Isso mesmo, US$ 3.000.000.000.000 se dissolveram no espaço.

A questão principal ainda está sem resposta: esse desabamento é circunstancial, resultado de forças meramente especulativas, ou será, muito mais grave, sintoma de um tumor ainda não diagnosticado, na segunda maior economia do mundo, e a que mais cresce?

A memória do desastre das bolsas, em 1987, ainda está na memória dos veteranos. Chegou sem aviso, devastou tudo como um tsunami, e os economistas, que nada previram antes, foram depois pródigos em explicações. O mesmo, aliás, ocorreu com a crise que eclodiu nos últimos anos da década passada.

Para os Estados Unidos, que aos poucos foram deixando para trás os efeitos da crise econômica, a dúvida é crucial.

A nata do mundo econômico e financeiro, americano e internacional, governo e setor privado, já começa a seguir para Jackson Hole, no remoto estado do Wyoming, onde a partir de quinta-feira estarão reunidos para a edição 2015 do encontro de política econômica mais importante do mundo.

Em seu artigo semanal no NYT, o economista Paul Krugman admite que as notícias econômicas para os EUA têm sido razoavelmente boas nos últimos tempos. O problema, observa, é que o mundo, como um todo, não consegue encontrar pé, e nos últimos sete anos só tem feito sair de um pântano para se chafurdar em outro.

Tudo começou com a crise financeira provocada pela bolha criada no mercado imobiliário americano, mas que afetou também grandemente a Europa. Quando, anos depois, mal começava a Europa a se recuperar, teve de enfrentar uma forte crise de endividamento, com efeitos recessivos. Agora, o problema é com a China!

O que se vai discutir em Jackson Hole é o que devem os responsáveis pelas finanças em todo o mundo fazer para não deixar a peteca cair mais uma vez.

A recuperação nos EUA é ainda frágil, mas é de lá que partem os únicos sinais mais esperançosos de que poderemos evitar o destino do Titanic.


26 de abosto de 2015
Pedro Luiz Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário