"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CUNHA DESCE, TEMER SOBE E DILMA ENCARA O SINAL VERMELHO



De olho no poder, Temer está de volta aos bastido


















O indiciamento de Eduardo Cunha funcionou, para ele, como o corte dos cabelos para Sansão. Não há Força Sindical que substitua a energia e o dinamismo que o matreiro presidente da Câmara vinha exibindo nos últimos meses. O povo brasileiro e nossos congressistas, bem sabemos, somos muito exigentes sob o ponto de vista moral. Pintou sujeira, caiu em desgraça, não é Renan?
Com Cunha em desgraça, o bolo de apostas volta-se para Michel Temer. O vice-presidente tem tudo para ser o Itamar Franco paulista.

Assim como o vice de Fernando Collor, que acabou sendo bom presidente, Temer está longe de ser um político tradicional, populista e demagogo. Mas conhece o jogo e está jogando. Ao comunicar seu afastamento da coordenação política, calçou as chuteiras. E sabe que vai precisar de caneleiras.
Sábado, dia 22, em seu blog na Veja, Felipe Moura Brasil, assim escreveu:
1) O vice-presidente Michel Temer, que se prepara para deixar a articulação política do governo, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, encontraram-se em São Paulo na sexta-feira. Espero que Temer tenha concordado com o roteiro do impeachment de Dilma.
2) Para aliados ouvidos pela Folha, se Temer antecipar o congresso do PMDB marcado para novembro, dará a ‘senha’ para o avanço do processo de impeachment. #AntecipaTemer!
3) Um peemedebista, segundo o jornal, aposta que a saída de Temer da articulação política aumenta o risco de Dilma não se sustentar no cargo. Nunca tivemos dúvida disso.
4) Razões de Temer para deixar a articulação, de acordo com informações da Folha e da Veja:
– Constantemente desautorizado por Dilma, perderia seu capital político;
– Ex-chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, recebeu membros da CPI do BNDES sem que Temer soubesse;
– Dilma não o chamou, por exemplo, para a reunião ampliada com membros do governo alemão;
– Dilma arbitrou pessoalmente uma disputa entre PSD e PP pelo comando da CBTU, companhia de trens urbanos.
5) Resumindo: Por não confiar em Temer, julgando que ele conspirava pelo impeachment, Dilma o sabotou como articulador político, o que acelerou o impeachment. #ObrigadoDilma!
EM BAIXA
É uma análise com a qual concordo. Ela expressa, também, que só Dilma não tem como subir. O peso próprio não a ajuda. Ela mesma e seu partido puxam-na para baixo. Já o PMDB tem um compromisso ideológico com Machiavel. Faz o jogo do poder. E o partido percebeu que o PT a curto e médio prazos já era. A sinaleira trancou no sinal verde para o partido que, um dia, foi de Ulysses Guimarães. E o sinal para o PT travou – ora vejam só! – no vermelho.

26 de agosto de 2015
Percival Puggina

Nenhum comentário:

Postar um comentário