"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BR DISTRIBUIDORA: UTC VENCEU LICITAÇÃO MESMO COM PREÇO 795% MAIS ALTO

BR-Distribuidora---2
Foi-se o tempo da sutileza, da delicadeza, da preocupação com o detalhe e a aparência. A coisa parece que ficou menos discreta, digamos assim. Em reportagem de Andreza Matais, o Estadão revela algo no mínimo assustador. Segue trecho:
“UTC Engenharia conseguiu vencer licitações na BR Distribuidora mesmo apresentando proposta de preço até 795% maior do que o estimado pela subsidiária de distribuição da Petrobrás em alguns itens das obras. Relatório de auditoria da empresa, instaurada após a Operação Lava Jato encontrar irregularidades em quatro licitações vencidas pela empreiteira, identificou que em todos os casos a BR pagou a mais ou ajustou o preço estimado para atender à empreiteira – a UTC já confessou ter pago propina de R$ 20 milhões em troca dos contratos.”
Licitação é exatamente uma tomada de preços para que o poder público contrate o mais barato – ou, em alguns casos, o valor seja ponderado diante da capacidade técnica. Mas o que se vê é algo bizarro, não apenas pequena discrepância e sim 795% a mais. É muita cara-de-pau.

26 de agosto de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário