"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

BALANÇO DA PETROBRAS ASSEGURA CONDENAÇÃO DOS ENVOLVIDOS















Ao divulgar o balanço de 2014 no qual configura que as perdas em decorrência da corrupção somaram 6,2 bilhões de reais, a Petrobrás de forma direta e indireta assegurou a condenação pela Justiça dos corruptos, corruptores e intermediários que levaram a esse resultado, uma vez que reconheceu oficial e publicamente os assaltos praticados contra a empresa.

O balanço assinala também um prejuízo de cerca de 22 bilhões em todo o exercício passado, resultado em grande parte verificado em consequência de um esquema organizado para roubar e desorganizado para administrar. Esse aspecto encontra-se plenamente destacado em duas reportagens publicadas ontem: a de Rachel Landin, Samantha Lima e Lucas Vetorazzo, na Folha de São Paulo; e de Ramona Ordonez, Bruno Rosa, Marcelo Correa, Henrique Gomes Batista e Renan Sette, no Globo. Isso de um lado.

De outro, imobilizou as tentativas de defesa dos acusados, porque a materialidade das denúncias está comprovada pelo balanço auditado pela Pricewaterhouse e acentuado pelo próprio presidente da estatal Aldemir Bendine, que considerou a existência dos 6,2 bilhões contabilizados uma vergonha na história da empresa. 
Na realidade, o prejuízo foi muito maior do que o resultado financeiro negativo de 22 bilhões de reais, pois não se pode escriturar quais teriam sido os lucros se a Petrobrás não mergulhasse no maremoto do assalto e do roubo praticamente generalizado. Como não pode haver débito sem crédito, princípio universal da economia, o que foi subtraído da empresa foi parar em outras contas absolutamente ilegais.

ATINGE O PT

A vergonha apontada por Bendine atinge em cheio o PT, principal endereço das propinas, e imobiliza setores do governo que até esta semana se empenhavam em minimizar os efeitos da devastação. Que podem dizer agora depois da revelação oficial? 
E não só desse montante, mas também da queda causada pela baixa de 44,6 bilhões no valor de seus ativos. 
Como é o caso, por exemplo, da paralisação das obras do Complexo Petroquímico de Itaboraí. Com a Comperj a empresa perdeu 21,8 bilhões e com a Refinaria Abreu Lima, 9,1 bilhões de reais. Além disso, a Petrobrás decidiu, o que é óbvio diante do prejuízo, não pagar dividendos aos acionistas. Como o governo é o principal acionista, por extensão deixa de arrecadar esta parte. 
O endividamento cresceu para cerca de 106 bilhões de dólares, montante que analistas da Moody’s calculam serem necessários quase cinco anos para ser saldado.

NO FUTURO

O quadro assim não se esgota no presente, mas se projeta no futuro, acarretando efeitos políticos inevitáveis. Pois afinal de contas, onde se encontravam os governos Lula e Dilma Rousseff que não conseguiram informar-se da torrente que rolava e dos reflexos inerentes a um processo de distância de acontecimentos tão graves? 
As delações premiadas confirmam as denúncias de forma objetiva e concreta,e nessas denúncias existe um ponto fundamental de convergência: a área em que operava o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, cuja prisão antecedeu de poucos dias a publicação do balanço da Petrobrás.

As informações são confirmadas pelo tom em que são pronunciadas e a firmeza dos responsáveis pelas enormes fontes de recursos. Tão grandes que levaram a perdas bilionárias da Petrobrás e à impopularidade do governo. Afinal de contas, não poderia ser diferente a reação da sociedade brasileira diante de uma lista interminável de escândalos e de personagens responsáveis por todos eles. As perdas não se limitam, entretanto, ao campo moral, mas ao próprio país como Nação democrática.

24 de abril de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário