"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

"ALGO DOENTIO ACONTECE NA POLÍTICA BRASILEIRA" - DIZ PEPE MUJICA




Mujica diz que tráfico de influência é uma tradição no Brasil
 

Em entrevista à BBC Mundo, o ex-presidente do Uruguai José Mujica comentou a divergência entre o governo de Dilma Rousseff e o Congresso Nacional, a qual avaliou como algo doentio na política brasileira.
Para Mujica, os governos costumam fazer o “impossível” para conseguir a maioria parlamentar e há no país um tráfico de influência que é uma “tradição’’.
 
“Não digo que os fins justificam os meios, quem diz é Maquiavel. O que digo é que isso é uma doença que existe há muito tempo na política brasileira.”
 
Por outro lado, o ex-presidente afirmou que o poder dos presidentes é relativo, o que justifica a demora para realizar a vontade do executivo. Atualmente, o governo tem tido embates com o Congresso Nacional, como a dificuldade para aprovação do pacote do ajuste fiscal.
 
“Não se deve confundir governar com mandar. Existe o papel da persuasão e do convencimento. Um presidente deve se cercar de gente útil e de gente boa”, disse à BBC.
 
POLÍTICA E DINHEIRO
 
Durante a entrevista, José Mujica também comentou a corrupção no Brasil e em outros países, como o México. Para ele, não se pode misturar a vontade de ganhar dinheiro com a política:
 
“Se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos. Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política. É preciso castigar essa pessoa porque ela gosta de dinheiro? Não. Ela tem que ir para o comércio, para a indústria, para onde se multiplica a riqueza”, declarou.

24 de abril de 2015
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário