"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PT MANOBRA E TENTA INFILTRAR SINDICALISTA LIGADO AO PARTIDO DE LULA NO NOVO CONSELHO DA PETROBRAS

O sindicalista Deyvid Bacelar 
O coordenador-geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, apoiado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), venceu a disputa para representar os funcionários da Petrobras em 2015 no Conselho de Administração, em um dos momentos mais delicados já enfrentados pela petroleira estatal. Bacelar, que tem o aval da maior federação de trabalhadores da Petrobras, historicamente ligada ao PT, venceu no segundo turno das eleições o atual conselheiro, Silvio Sinedino, com 6.864 votos dos votos, ou 57,83%. A apuração dos votos foi realizada nesta segunda-feira.
A posse de Bacelar, eleito para um mandato de um ano, será na primeira reunião do conselho após a sua eleição formal, prevista para acontecer na Assembleia Geral dos Acionistas da Petrobras, quando também são definidos outros conselheiros da companhia. É a quarta vez que um empregado é eleito para o conselho com a função de representar funcionários. Mas um nome da FUP, em tese, pode aumentar a influência do governo petista no colegiado, justamente em meio às denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. 
Sinedino, que é filiado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), uma entidade com menos sindicatos filiados do que a FUP, demonstrou independência em vários episódios, como na última reunião de conselho, na qual votou contra os nomes propostos por representantes do governo para a diretoria. Ele ocupou a importante cadeira em 2012 e em 2014. 
Estrutura - O conselho da Petrobras é formado por dez membros, sendo sete indicados pelo governo, um pelos acionistas minoritários de ações ordinárias, um pelos acionistas de preferenciais e um pelos empregados. Nas eleições deste ano, segundo a Petrobras, 138 candidatos concorreram à vaga para representar os funcionários.
Durante as eleições, Bacelar propôs aos funcionários a criação de um canal de comunicação direto com a categoria, pessoalmente e também por meio de redes sociais, e-mail e site, como forma de prestar contas da atuação no conselho.
Além disso, Bacelar planeja levar para o conselho demandas colocadas pelos trabalhadores sobre as questões de saúde, meio ambiente e segurança e dar continuidade à atuação junto ao Congresso Nacional para a implementação do projeto de lei que permite a ampliação do mandato para dois anos. 

09 de fevereiro de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário