"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

E O CORDÃO DOS ENROLADOS CADA VEZ AUMENTA MAIS...

Petrolão: composição da CPI pode ter deputados denunciados pela PGR.


Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, deu prazo até a próxima quinta-feira, às 12 horas, para que os partidos indiquem os seus representantes na CPI da Petrobras. É uma irresponsabilidade, sabendo-se que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, entregará denúncia contra no mínimo 42 parlamentares do PT, PMDB e PP até o final de semana. Nada garante que denunciados pela Lava Jato tenham sido indicados pelos partidos. Com a palavra, a Oposição.

(O Globo) Esta será uma semana decisiva para a Operação Lava-Jato da Polícia Federal. Até sexta-feira, o procurador-geral Rodrigo Janot deverá apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra políticos suspeitos de envolvimento com desvio de dinheiro na Petrobras. O grupo de trabalho, criado por Janot para fazer a análise prévia do material, já concluiu o estudo. Só falta agora a revisão de cada uma das peças a ser encaminhadas ao ministro Teori Zavascki, relator do caso no STF. O posicionamento de Janot é aguardado ansiosamente pelos parlamentares.

Ao todo, a equipe do procurador-geral analisou 42 casos de corrupção, fraude e outros crimes descritos por Youssef e por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Para dar suporte às decisões do procurador-geral, os procuradores não se limitaram ao material produzido pelos colegas que atuam na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba.

A equipe chefiada pelo procurador Douglas Fischer adotou algumas providências adicionais, entre elas outros interrogatórios de Youssef e Paulo Roberto. Desta vez, para detalhar as acusações que fizeram contra políticos nos depoimentos da delação premiada.

Em depoimentos, Paulo Roberto Costa citou os nomes de 35 políticos que estariam envolvidos no esquema. Segundo ele, trata-se de integrantes do PP, PMDB e PT. A informação foi repassada pelo próprio ex-diretor da Petrobras a dois deputados e revelada pelo GLOBO no dia 2 de dezembro, quando Paulo Roberto Costa participou no Congresso de acareação com o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Ainda esta semana, também deverá ser instalada a CPI da Petrobras da Câmara. A tendência é que o presidente da comissão seja um deputado do PMDB e o relator, um do PT. Diante da dificuldade de conseguir apoio de senadores, a oposição ainda avalia se vai insistir na criação de uma CPI Mista da Petrobras, com a participação de deputados e senadores. Por enquanto, a oposição tem 23 das 27 assinaturas necessárias no Senado para pedido de abertura da comissão.

23 de fevereiro de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário