"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DEPUTADO DOS DÓLARES NA CUECA SERÁ O LÍDER DO GOVERNO DILMA...

         

Guimarães tem todas as qualidades para ser líder do governo


A presidente Dilma Rousseff decidiu trocar a liderança do governo na Câmara dos Deputado e convidou o deputado José Guimarães (PT-CE) para assumir o posto. O ministro Pepe Vargas (Relações Institucionais) foi quem fez o convite ao congressista.

Ele assume o posto após o governo sofrer uma derrota histórica na disputa pela presidência da Câmara com a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) –que foi contabilizada na conta da articulação política do Planalto – e vai substituir o deputado Henrique Fontana (PT-RS). Durante a disputa pelo comando da Casa, Cunha afirmou que o PMDB não negociaria mais com Fontana.

O peemedebista ficou incomodado com a defesa do petista pela participação de ministros na disputa pela presidência para viabilizar a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que foi derrotado.

A troca agrada a corrente majoritária do PT, a CNB, que reclama de falta de interlocução e cargos no governo Dilma. Os vice-líderes ainda não estão definidos.

DÓLARES NA CUECA

Guimarães foi líder do PT em 2013, quando o partido enfrentou o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele é irmão do ex-deputado José Genoino (PT-SP), condenado e preso no escândalo, e teve um assessor preso com dólares na cueca em 2005.

Segundo assessores de Dilma, o novo líder foi escolhido pelo trânsito com os partidos da base aliada e até com líderes da oposição. Com o novo líder, a presidente espera reconstruir pontes com Eduardo Cunha.

Fontana – ligado à Mensagem ao Partido, corrente de José Eduardo Cardozo e Tarso Genro – afirmou que colocou o cargo à disposição do governo nesta segunda-feira, depois que Cunha foi eleito.

###

 NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A presidenta Dilma Rousseff (ou seria governanta?) parece ter o dom de não fazer nada certo. Em meio a tantos escândalos de corrupção, colocar na liderança do governo um político mais do que suspeito, cujo principal assessor foi preso num aeroporto com uma mala de dinheiro (reais) e 100 mil dólares na cueca, isso parece cena de comédia italiana dos bons tempos. E ela ainda pensa que é poderosa e manda no país… Precisa de terapia. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário