"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

BATENDO DURO

Caiado protocola voto de censura a Maduro e convocação do ministro das Relações Exteriores

ronaldo_caiado_18Líder do Democratas no Senado,Ronaldo Caiado (GO) apresentou nesta terça-feira (24) requerimento de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicações sobre o silêncio das autoridades brasileiras frente à repressão do governo venezuelano ao povo daquele país e aos seus opositores.
Para o senador goiano, é inadmissível que o governo do Brasil se mantenha omisso diante de um regime ditatorial, instalado desde a gestão do finado tiranete Hugo Chávez, que despreza as liberdades e garantias individuais, persegue ferozmente os opositores e destrói as forças produtivas da Venezuela. Caiado também protocolou requerimentos com voto de solidariedade ao povo venezuelano e de censura ao governo do combalido país sul-americano.
Os requerimentos serão encaminhados as Comissões de Relações Exteriores e de Constituição e Justiça assim que os colegiados forem instalados no Senado Federal. Hoje, foram protocolados na mesa diretora do Senado.
“É inaceitável que o Brasil não tome atitudes fortes em relação aos fatos que estão ocorrendo, mesmo porque o Brasil possui forte influência naquele país por causa dos empréstimos feitos ao governo venezuelano. Além do mais, a Venezuela, como membro do Mercosul, fica obrigada a respeitar a cláusula democrática ou então ser submetida a sanções”, argumenta, o líder.
Ronaldo Caiado lembra que tanto Chávez quanto Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, instalaram uma política econômica que minou a iniciativa privada, submetendo o povo à escassez de produtos básicos, como alimentos e papel higiênico. “Na esteira deste caos econômico, cada vez mais o regime político de Nicolás Maduro usa de instrumentos ditatoriais, perseguindo qualquer resistência a seu regime de terror”, reforça.
O senador cita a forte repressão a protestos ocorridos em 2014 no país, que resultaram em dezenas de feridos e mortes de civis. Mais recentemente, a prisão do prefeito da capital Caracas, Antonio Ledezma, opositor ao seu governo sob alegação de que o político estaria tremando um golpe contra seu governo.
“A oposição disse que a prisão de Ledezma é prova de que um Maduro cada vez mais impopular está reprimindo a dissidência para se manter no poder e distrair os cidadãos da escassez crônica de produtos básicos, a mais alta inflação da região, recessão, além da elevada criminalidade. De fato, a escalada ditatorial do tiranete Nicolás Maduro pode ser sim a tentativa de calar de vez qualquer oposição a seu governo antidemocrático”, afirmou.
“Essa Casa não pode se calar diante dessa situação em que um governante viola qualquer princípio de direitos humanos, prende opositores, tortura pessoas, mata aqueles que não se curvam a sua opressão. Paralelamente, reprime a liberdade de opinião, destrói propriedades privadas. Tudo para que possa perpetuar o seu ciclo de maldades e agonia que sofre o bravo povo venezuelano”, finalizou.
24 de fevereiro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário