"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

TOME CRISE!

Mais crise: Direção do Pros diz que Cid Gomes não representa o partido   


O comando nacional do Pros atribuiu a indicação de Cid Gomes para o Ministério da Educação a uma “escolha pessoal” da presidente Dilma Rousseff.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (5), a sigla considera que Cid não representa o Pros no primeiro escalão do governo, apesar de afirmar que o nome do ex-governador do Ceará é “motivo de orgulho” para o partido.

“Para o Pros, a escolha pessoal da presidente é motivo de orgulho e demonstra a qualidade do quadro de filiados que possuímos”, diz a nota.

Nos bastidores, a cúpula do Pros articulou a nota para marcar posição pública, considerando a nomeação do ministro como da “cota pessoal” de Dilma. Em rota de colisão com membros da sigla, Cid não descarta deixar o Pros.

Integrantes do partido afirmam que o ministro negocia sua filiação com o PT, partido de Dilma, o que não é confirmado pelo ex-governador do Ceará. Com a possibilidade de saída, o Pros quer desvincular do partido a escolha de Cid –abrindo caminho para futuras novas negociações com a presidente.

A nota é assinada pelo presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, e pelo líder do partido na Câmara, deputado Givaldo Carimbão (Pros-AL). Os dois parabenizam Dilma pela escolha de Cid e desejam “sucesso” ao “companheiro”, mas deixam claro que o nome do ex-governador não representa a sigla.

FRENTE DE ESQUERDA?

Antes de assumir o cargo, Cid propôs a criação de uma frente parlamentar composta por partidos de esquerda que possam apaziguar as diferenças impostas na base aliada de Dilma no Congresso, principalmente pelo PMDB.

O então governador disse que a iniciativa poderia gerar um novo partido com integrantes que “militam à esquerda” a partir da fusão de “algumas siglas”.

Ao lado de PMDB, PR e PP, o Pros atuou na Câmara para atrasar a votação da proposta que permitiu ao Executivo descumprir a meta de economia para pagamento de juros da dívida pública em 2014, o chamado superávit primário. A proposta acabou aprovada, mas esbarrou em dificuldades impostas pelos próprios aliados de Dilma.
7 de janeiro de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário