"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 31 de janeiro de 2015

O JUIZ SÉRGIO MORO VÊ RISCO DE A CORRUPÇÃO SER RETOMADA



Moro explica por que não pode relaxar as prisões

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, informou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a “falta de reação institucional” frente aos crimes cometidos por empreiteiras e seus executivos impede que os presos na sétima fase da investigação sejam libertados.

Questionado pelo STJ sobre o motivo por que três executivos e um funcionário da OAS continuam presos, Moro afirmou que a única maneira segura de tirá-los da cadeia seria suspender todos os contratos da empresa, não só com a Petrobras, mas “com todas as outras entidades da administração pública direta ou indireta, em todos os três âmbitos federativos”.

“Somente dessa forma, ficaria afastado, de forma eficaz, o risco de repetição dos crimes”, diz o magistrado no documento, ressalvando que a suspensão dos contratos não é de interesse nem mesmo da OAS e, por esse motivo, não é possível que os presos sejam libertados.

AINDA PRESOS

Os funcionários da OAS que ainda estão presos são José Adelmário Pinheiro Filho (presidente) e Mateus Coutinho de Sá (diretor financeiro), Agenor Franklin Magalhães Medeiros (diretor-presidente da área internacional) e José Ricardo Nogueira Breghirolli (responsável por distribuir o dinheiro).

No trecho que fala sobre a “falta de reação institucional”, Sergio Moro afirma ainda que “a prática sistemática e duradoura de graves crimes contra a Administração Pública mina a confiança da sociedade na integridade da lei e da Justiça”.
“Os problemas se avolumam e os custos para sua resolução se tornarão cada vez maiores”, completa.

Em outro trecho do documento, Moro afirma que a corrupção na Petrobras, “lamentavelmente”, acontece há muitos anos. Ele cita “a existência de um quadro de corrupção e de lavagem de dinheiro sistêmico”.

31 de janeiro de 2015
Alexandre Aragão
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário