"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 31 de janeiro de 2015

BANCO CENTRAO PREVÊ AUMENTO NOS PREÇOS DE ENERGIA, GÁS E TELEFONE




O Banco Central considera que os reajustes de preços administrados terão um peso determinante na inflação de 2015.
Pelas contas da autoridade monetária, as tarifas e preços controlados pelo governo devem subir 9,3% no ano, conforme a ata da reunião do Comitê de Política Monetária. A previsão anterior apontava que as pressões seriam de 6,0%.

O BC projeta que a gasolina terá um reajuste de 8%, sobretudo pela volta da incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Já o preço da energia elétrica deve subir 27,6%, em virtude do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento contratadas em 2014.

A autoridade monetária ainda prevê aumento de 3% no preço do gás de bujão e de 0,6% nas tarifas de telefonia fixa.
Para 2016, a instituição espera aumento de 5,1% no preços administrados, ante 5,2% considerados em dezembro.

31 de janeiro de 2015
Antonio Temóteo
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário